Endoscopia ameniza a dor nas doenças degenerativas da coluna vertebral?
“De maneira geral, sim. Apesar da cirurgia ser muito trabalhosa ela é bastante gratificante” respondem Edward Robert e Renato Bastos, cirurgiões da Orto Center, especialistas no procedimento.
O paciente de 78 anos, quando atendido no ambulatório da Orto Center, sofria com dores muito fortes na coluna lombar, nas raízes L3 e L4 à direita.
Após o resultado dos exames tanto físico, quanto complementares, entre eles Raios X e Ressonância Magnética, os doutores Edward Robert e Renato Bastos, chegaram à conclusão de que deveriam realizar a Endoscopia:
“Os exames apontavam diversos outros pontos de compressão em toda a coluna vertebral lombar, aliás é característica nas alterações degenerativas, principalmente em pacientes idosos” complementam.
Endoscopia realizada em 27 de setembro
No decorrer do ato cirúrgico, os médicos abordaram o espaço das Raízes L3 e L4, com a retirada da lâmina ligamento amarelo que limita os movimentos excessivos da coluna. Eles explicam:
“Além do processo articular, recesso lateral e a retirada de estruturas que levavam a compressão de ambas as Raízes tanto a descendente, quanto a emergente. Depois de cerca de duas horas e meia extremamente trabalhosas, mas, gratificantes, finalizamos o procedimento” comemoram.
Sucesso no procedimento. O que é preciso?
Para que os procedimentos endoscópicos de natureza degenerativa alcancem os melhores resultados e tenham um ótimo desfecho - Edward Robert e Bastos – aconselham:
“Todo cuidado é necessário para identificação de todas as estruturas anatômicas. É fundamental, também, que o paciente tenha um treinamento prévio, realize todos os exames recomendados pelo seu médico ortopedista e preste sempre as informações solicitadas” finalizam.
Orto Center parabeniza a equipe médica pelo sucesso no procedimento.
Acesse as mídias sociais da Orto Center. Acompanhe no YouTube, Instagram e Facebook o nosso conteúdo. Esperamos por você.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center