Endoscopia Lombar em paciente com estenose: Resultado satisfatório
Asseguram os cirurgiões ortopédicos - Edward Robert Orr e Renato Bastos - da Clínica Orto Center.
A paciente, de 67 anos, submetida a Endoscopia Lombar, apresentou um quadro de estenose lombar, com anos de evolução, comprometendo as raízes esquerdas de L4, L5 e S1.
“Estávamos diante de um caso que teríamos que avaliar qual seria a raiz com maiores sintomas. Optamos realizar o acesso cirúrgico pelo nível de L4 e L5 para liberar as duas raízes e observar o resultado no pós-operatório” afirmam os cirurgiões Edward Robert e Renato Bastos.
De acordo com os médicos da Orto Center, nestes casos de estenose, na maioria das vezes não é possível resolver todos os sintomas em uma única cirurgia e alertam:
“Caso os sintomas, no futuro, justifiquem para outra raiz, o procedimento poderá ser repetido em outro nível da coluna vertebral”.
Os ortopedistas ressaltam ainda, que, na estenose de coluna, geralmente as compressões são múltiplas, necessitando, junto ao paciente, tomar as melhores decisões.
“Portanto, é fundamental conversar com o especialista de coluna para receber as devidas orientações no pós-operatório e tirar todas as dúvidas relacionadas ao assunto” destacam Edward Robert e Renato Bastos.
Endoscopia: procedimento inovador e moderno.
Fundamental um bom exame físico, pois é preciso muita estratégia no pré e pós-operatório.
Fonte: Assessoria de Comunicação Orto Center