Dor na coluna ocasionada pelo desgaste dos discos
Saiba mais sobre o assunto
Ao envelhecermos, a coluna começa a mostrar sinais de desgaste conforme os discos secam e encolhem. Essas alterações relacionadas à idade podem levar a artrite, hérnia de disco ou estenose espinhal.
A pressão na medula espinhal e nos nervos pode causar dor aguda ou crônica na coluna vertebral, alguns pacientes passam muitos anos vivendo a base de morfina para aliviar a dor ocasionada pelo desgaste dos discos.
Discos espinhais
Os discos espinhais são moles e compressíveis que separam os ossos entrelaçados (vértebras) que compõem a coluna vertebral. Eles atuam como amortecedores da coluna permitindo flexionar, dobrar e torcer.
Doença Degenerativa do Disco (DDD)
A DDD afeta os discos que separam os ossos da coluna vertebral e pode ocorrer em toda a região, no entanto, acontece mais frequentemente nos discos da região lombar e na cervical (pescoço). Além disso, pode estar associada também à osteofitose (bico de papagaio).
A pressão na medula espinhal e nos nervos pode causar dor aguda ou crônica na coluna vertebral. Para controlar os sintomas usamos fisioterapia, autocuidados,
medicamentos, injeções na coluna vertebral, entre outros tratamentos.
Principais sintomas da DDD
- Dor na coluna que piora com o movimento;
- Dificuldade para movimentar a região devido à dor;
- Pode haver sensação de formigamento ou de dormência no pescoço ou nos braços, quando há artrose cervical;
- Pode haver sensação de formigamento ou de dormência nas pernas, quando há artrose lombar.
Opções de tratamento para a DDD
Nem todos os pacientes com dor nas costas ou no pescoço associada à DDD precisam de cirurgia, mas vale lembrar que, caso seja necessário, nada impede que o paciente volte a ter qualidade de vida e retome suas atividades diárias após o procedimento cirúrgico.
Técnicas minimamente invasivas devolvem mobilidade ao paciente, que pode voltar a andar no dia seguinte à cirurgia. Hoje em dia nós temos conhecimento e tecnologia suficientes para trazer o paciente de volta para suas atividades sejam esportivas, de trabalho, do lar ou da vida social.
A maioria com essa patologia encontra alívio dos sintomas com o uso de terapias não cirúrgicas, como tratamentos mais conservadores, exercícios, medicações (analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a aliviar as dores e inflamações), fisioterapia, entre outros.
Havendo interesse em falar sobre dores de coluna, hérnia de disco, cirurgias minimamente invasivas para tratamento das dores nas costas, procure nossos especialistas ou converse com seu médico de confiança para receber as orientações adequadas sobre todas as opções de tratamento. Até o próximo blog!
Visite nossas mídias sociais e saiba mais. Estamos à disposição!
Facebook: Orto Center
Instagram: @clinicaortocenter
YouTube: Clínica Ortopédica Orto Center