Dicas para um Natal mais saudável
Aproveite a ceia sem culpa
As festas de fim de ano já estão chegando e a preocupação com a ceia sempre vem junto, né?! Pensando nisso, nossa nutricionista Alejandra Cardozo preparou umas dicas para terminarmos o ano cuidando da nossa saúde e ao mesmo tempo aproveitando um delicioso jantar. Se liga!
- Se possível, faça um lanche saudável antes do jantar como forma de diminuir o que vamos comer durante a reunião. Exemplos: um iogurte desnatado, um copo de suco de laranja com um sanduíche de queijo e tomate no pão de farelo.
- Procure não experimentar de tudo um pouco, porque assim os excessos acontecem. Faça suas escolhas sem medo, mas ciente do que tem vontade de comer.
- Prepare receitas leves, à base de carne magra, aves sem pele ou peixes. Nos molhos, substitua a maionese ou o creme por queijo branco, leite desnatado ou maionese light.
- É bom servir saladas de vegetais crus para acompanhar as carnes. Podem ser temperados com azeite, vinagre balsâmico ou limão e sal em quantidades moderadas.
- É importante comer mais devagar. As celebrações tendem a ser longas e comer com pressa pode resultar em porções repetidas.
- Inclua frutas da estação nas sobremesas. Embora as opções mais leves sejam saladas de frutas e espetos de frutas, pode-se acompanhar com sorvete de frutas, um top de creme ou até mesmo um pouco de chocolate para banhar.
- Escolha bebidas sem açúcar como água, refrigerantes diet e sucos de frutas naturais. Lembre-se: é importante manter-se bem hidratado, principalmente nos dias quentes.
- Ingestão moderada de álcool.
- Opte por pequenas porções de pão doce, pudins, nogado e caramelizado. Use um prato pequeno para medir o que será consumido.
- Evite continuar consumindo sobras de refeições de férias por vários dias.
- Caso tenha excedido, incorpore alimentos naturais e nutritivos desde o início do dia seguinte, fazendo um café da manhã com frutas, sucos naturais, iogurte ou leite desnatado, e grãos inteiros ou torradas de farelo. É importante beber bastante água ao longo do dia.
O MAIS IMPORTANTE: curta o momento em família muito além do que coloquemos na mesa, a família nos nutre com amor! FELIZ NATAL!