Dica simples para sair do sedentarismo
Dra. Barbara Gouvea dá solução simples para quem não pratica atividade física
Mesmo sabendo da importância da atividade física para saúde, muita gente ainda vive uma vida sedentária, acreditando que apenas as atividades do dia a dia são suficientes. Erro grave. De acordo com a ortopedista, Dra. Barbara Gouvea, é preciso bem mais do que as atividades domésticas.
“Principalmente as donas de casa acreditam que só o esforço físico de cuidar da casa é o bastante como movimento para o corpo, mas não é. É preciso ter uma rotina de exercícios físicos”, recomenda a Dra. Barbara.
Os jovens, pelo uso excessivo da internet e a grande disponibilização de filmes e séries na TV, também acabam deixando as atividades físicas de lado e tornando-se mais sedentários.
“Qualquer exercício é melhor do que nenhum”, diz Dra. Barbara, que dá uma dica: “Para sair do sedentarismo, comece contando os passos diários. Inicie com uma meta de 500 passos por dia e depois vai aumentando. Parece muito, mas não é. Durante o dia, muitas vezes, damos até mais do que 500 passos”.
Para contar os passos existem aplicativos gratuitos para o celular e relógios, que ajudam nessa atividade. Depois, aos poucos, pode aumentar os exercícios, de acordo com a orientação do médico cardiologista e ortopedista.