Como diagnosticar e tratar a osteoporose
A osteoporose é uma doença que ocorre quando há uma diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem frágeis e mais propensos às fraturas
A osteoporose é mais comum entre as mulheres, na pós-menopausa, mas também pode ser causada por herança genética, falta de vitamina D, uso de tabaco e álcool, vida sedentária e dieta inadequada.
Mulheres na pós-menopausa devem ficar atentas, pessoas com histórico de osteoporose na família e com desequilíbrio hormonal, devem se consultar com o médico periodicamente. Sedentários, fumantes, pessoas com alimentação pobre em cálcio, que não se expõem à luz solar e consomem muito álcool, devem rever seus hábitos.
É importante que pessoas nessas condições fiquem atentas à saúde de seus ossos, principalmente se houver fraturas na coluna, quadril, pulso, fêmur e amolecimento dos dentes. Nesses casos não deixe de passar todo histórico ao seu médico e pedir uma densitometria óssea, exame que mede a massa óssea, o grau da osteoporose e as possíveis fraturas.
Densitometria Óssea
A densitometria óssea é o exame usado para diagnosticar a osteoporose e osteopenia. Ela detecta a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. É o método mais utilizado para avaliar a densidade dos, avaliando a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. É um exame simples e indolor e de baixa radiação.
Tratamento
A osteoporose pode ser tratada com medicamento tradicional, porém 70% dos pacientes abandonam esse tratamento, que é feito com comprimidos. A medicação infusional chegou para transformar de vez essa realidade, pois o Ácido Zoledrônico é aplicado na veia durante 15 a 20 minutos e seu efeito permanece no organismo por um ano. Ou seja, uma aplicação pode proteger o paciente pelo ano inteiro.
O tratamento infusional tem o objetivo de devolver à pessoa com Osteoporose a saúde dos ossos de quando ela tinha entre 20 e 40 anos, diminuindo assim a quantidade de fraturas, que muitas vezes, pode até levar à morte.
Leia também:
Os benefícios do tratamento infusional para osteoporose
Cálcio e vitamina D contra osteoporose