Cerca de 10 milhões de brasileiros têm osteoporose e a maioria não sabe
Até 2040 é esperado um aumento de 245% dos casos da doença e a melhor forma de combate é a prevenção.
A osteoporose é uma doença que ocorre quando há uma diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem frágeis e mais propensos às fraturas. É mais comum entre as mulheres, na pós-menopausa, mas também pode ser causada por herança genética, falta de vitamina D, uso de tabaco e álcool, vida sedentária e dieta inadequada.
A osteoporose é uma doença silenciosa, que muitas vezes só se tem ciência 10, 15 anos depois que ela já está nos ossos. Geralmente o conhecimento dela se dá através de uma fratura, que pode gerar consequências muito sérias para a vida do paciente, porque dependendo da idade e do local da fratura, a pessoa pode ter que ficar até hospitalizada.
Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens a partir dos 50 anos de idade irão sofrer algum tipo de fratura óssea, decorrente da osteoporose
Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens a partir dos 50 anos de idade irão sofrer algum tipo de fratura óssea, decorrente da osteoporose. De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), até 2040 é esperado um aumento de 245% dos casos da doença e a melhor forma de combate é a prevenção.
Mulheres na pós-menopausa devem ficar atentas, pessoas com histórico de osteoporose na família e com desequilíbrio hormonal, devem se consultar com o médico periodicamente. Sedentários, fumantes, pessoas com alimentação pobre em cálcio, que não se expõem à luz solar e consomem muito álcool, devem rever seus hábitos.
É importante que pessoas nessas condições fiquem atentas à saúde de seus ossos, principalmente se houver fraturas na coluna, quadril, pulso, fêmur e amolecimento dos dentes. Nesses casos não deixe de passar todo histórico ao seu médico e pedir uma densitometria óssea, exame que mede a massa óssea, o grau da osteoporose e as possíveis fraturas.
Leia também:
A nutrição contra a osteoporose: o que comer e o que evitar?
Tratamento infusional transforma a vida de quem tem Osteoporose
Osteoporose: Saiba como evitar esse mal