Câncer ósseo
Você sabia que o câncer pode atingir qualquer parte do corpo, inclusive os ossos?
O câncer nada mais é que um tumor maligno, porém, nem todos os tumores são malignos. O câncer nos ossos pode ser divido em primário e secundário. O primeiro se forma nas próprias células ósseas, enquanto o secundário é formado em outra parte do corpo e através do processo de metástase alcança os ossos.
As pessoas que possuem essa doença, em geral, têm a dor como o sintoma mais comum. Manifestando-se na área mais afetada de forma intensa ou sútil. Neste último caso o paciente pode ficar sem se consultar com seu médico por vários meses. Além deste é possível perceber a doença através outros sintomas como o inchaço, fratura em decorrência do enfraquecimento deste osso específico, perda de peso, nódulos e o mais incomum, porém também existente, febre, calafrios e suores noturnos.
As causas do câncer ósseo, assim como qualquer outro, são desconhecidas. No entanto a doença é motivada pelo desarranjo celular. Pacientes que possuem doenças inflamatórias crônicas (a longo prazo), como por exemplo a doença de Paget, têm um risco significativamente maior de desenvolver câncer ósseo. No entanto, ninguém explica o porquê da doença se manifestar em um paciente e não em outro.