As prováveis complexidades da fratura do tornozelo
Podem até acontecer, mas não impedem que uma cirurgia seja bem-sucedida, garante Renato Bastos cirurgião ortopédico da Orto Center.
A equipe médica da Orto Center realizou mais uma cirurgia, no dia 07 de dezembro, dessa vez num paciente jovem que sofreu uma fratura trans sindesmal grau 3 do tornozelo, com 30 dias de evolução, por entorse, com lesão ligamentar, além de rotura de cápsula anterior.
Segundo o doutor Renato Bastos normalmente neste tipo de lesão como existe grande envolvimento de partes moles deve ser avaliado todo o complexo secundário:
“São lesões perigosas não pela fratura, mas sim pelas complicações de pele que podem advir ou se agravar com um procedimento cirúrgico precoce”, acrescenta o cirurgião.
O ortopedista e traumatologista ressalta que na maioria das vezes estas fraturas devem ser operadas imediatamente, ou seja, no dia do trauma ou depois da regressão do edema em geral, após 15 a 20 dias depois do trauma.
“Nesse caso, decidimos aguardar a regressão do edema para aí sim, realizarmos o procedimento cirúrgico” finaliza o médico.
Procedimento cirúrgico
O doutor Renato relata que fez síntese com placa e fixação inter fragmentar, sutura de cápsula e reconstrução do ligamento. Mais detalhes da cirurgia acompanhe no vídeo exibido em nossas mídias sociais. (Facebook, Instagram, Site Orto Center e YouTube).
Pós-operatório do paciente
Mobilização precoce;
Hidroterapia após 10 dias de cirurgia, até completar 6 a 8 semanas;
Carga tardia. Após esse prazo marcha liberada.
Cirurgia bem-sucedida? Conhecimento, experiência e segurança do cirurgião. Atributos que não faltam nos profissionais da Orto Center.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center