Artroscopia recupera a estabilidade do ombro?
“Na maioria dos casos, sim... Com a colocação de pequenos parafusos que se fixam aos ligamentos, as lesões podem cicatrizar” responde, Renato Bastos, cirurgião ortopédico.
A Artroscopia um método minimamente invasivo é um tipo de cirurgia que ajuda a recuperar lesões no ombro. Essas lesões são comuns em pessoas que praticam esportes ou usam muito os braços.
É o caso do paciente, 35, atendido pelo doutor Renato Bastos. Ele chegou no ambulatório da Orto Center com sintomas clínicos de dor e impotência funcional para o ombro o que remete a episódios de luxação recorrente.
Interessante nesse caso é que o paciente foi operado há alguns anos e com excelente evolução no pós-operatório. Infelizmente, em seu ambiente de trabalho ele monta e desmonta andaimes, além de escalar durante a montagem.
“Fica claro, que o paciente utiliza cargas constantes sobre os dois ombros. Sofreu uma queda e houve o deslocamento, principalmente na rotação externa da articulação, ocasionando a luxação de ambos os ombros. Com o passar dos meses retornou à instabilidade” complementa Bastos.
Artroscopia realizada em 05 de dezembro
“Optei pelo procedimento cirúrgico por via artroscópica com a colocação de âncoras para estabilizar a cápsula anterior” ressalta o especialista em Artroscopia.
Segundo Bastos a grande vantagem dessa cirurgia é que a recuperação é mais rápida e causa menos dor do que a tradicional.
“O retorno para atividades básicas do dia a dia pode ocorrer depois de quatro a seis semanas. É claro, que esse período varia de paciente para paciente” finaliza Bastos.
ALERTA, PACIENTE!
É importante seguir as instruções do médico e cuidar bem do ombro, após a cirurgia. O paciente precisa fazer Fisioterapia para se recuperar melhor.
Acesse as mídias sociais da Orto Center (YouTube, Instagram e Facebook) e acompanhe nossos vídeos.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center