Artroscopia é a solução para a Síndrome Acromial?
O procedimento pode sim ser utilizado na Síndrome que afeta o ombro, garante Renato Bastos, cirurgião ortopédico da Orto Center.
A Artoscopia, técnica minimamente invasiva, foi realizada no último 31 de janeiro, pelo ortopedista e traumatologista, Renato Bastos, numa paciente, 47 anos, que sofria de dor com a Síndrome Acromial, ocasionada por uma lesão de manguito.
Procedimento
Com meses de evolução e sem melhora com o tratamento conservador o doutor Renato optou por realizar a Artroscopia na paciente, iniciando o procedimento com uma avaliação da lesão sob aspecto intra-articular.
Em seguida, ele acessou o espaço sub acromial e efetuou a Bursectomia (procedimento de remoção da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido sinovial) e a Acromioplastia (raspagem da ponta do acrômio proeminência óssea da escápula, localizada na parte superior do ombro).
O médico explica o objetivo dos procedimentos:” “Abrir espaço para a passagem do tendão do supra espinhoso, aliás, era o que causava o desconforto na paciente” complementa.
Após o preparo do local para a fixação do tendão o doutor Renato finaliza:“Suturei uma pequena lesão de cerca de 1cm, através de um acesso auxiliar com uma incisão na face lateral do ombro”.
Fisioterapia
Para a recuperação plena da paciente entre 30 e 40 dias o próximo passo é a Hidroterapia e a recuperação funcional.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Orto Center