Artropatia degenerativa avançada: Endoscopia resolve?
“Caso surjam no futuro outros pontos de estenose na lombar do paciente este não será o último procedimento”, justificam Edward Robert e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos da Orto Center.
Artropatia Degenerativa
Você já ouviu falar dessa doença? Também conhecida como osteoartrite ou artrose trata-se de uma condição em que há desgaste progressivo na cartilagem das articulações. O problema afeta a qualidade de vida e pode provocar quadros de dor bastante intensos.
De acordo com os doutores - Edward Robert e Renato Bastos - na maioria dos casos, os procedimentos cirúrgicos em colunas vertebrais com artroses, por via endoscópica, são bastante trabalhosos e justificam porque:
“As alterações degenerativas na coluna do paciente não comprometem apenas a estrutura vertebral. Comprometem, também, o ligamento amarelo do forame vertebral (estrutura anatômica pela qual emergem raízes nervosas e vasos sanguíneos) que cobre o canal vertebral, os discos intervertebrais, entre outros.”.
Histórico do paciente
Idoso, 76, atendido no ambulatório da Orto Center, apresentou quadro de artropatia degenerativa em múltiplos níveis da coluna lombar.
Os médicos, diante do diagnóstico através de exames físicos e complementares, tais como, Raios X e Ressonância Magnética, decidiram por realizar o procedimento endoscópico no paciente.
Ato cirúrgico realizado em 13 de setembro
Definido o local exato, os cirurgiões Edward Robert e Bastos, iniciaram o procedimento. Eles optaram pelo espaço das raízes L4 e L5, à direita, com a retirada da lâmina ligamento amarelo (cisto facetário - pequena bolsa que contém líquido articular e se forma decorrente de alterações degenerativas) e liberaram o recesso lateral para a passagem da L5:
“Exatamente... A raiz L5 é a que desce, passando pela região das vértebras das L4 e L5 para a sua emergência na vértebra inferior” afirmam.
Em outras palavras explicam os especialistas no procedimento endoscópico da coluna lombar:
“Todos os nervos saem no forame vertebral entre uma vértebra e outra sendo que, na coluna lombar, a emergência de cada nervo sempre se faz na vértebra inferior”.
A Orto Center agradece a equipe médica pela participação no procedimento cirúrgico bem-sucedido.
Apresentou sintomas no futuro? Até podem existir outros pontos de estenose lombar. “Se for o caso a Endoscopia não será o último procedimento” alertam os doutores Edward Robert e Renato Bastos.
Acesse os vídeos em nossas mídias sociais ( YouTube, Instagram e Facebook ) e acompanhe os procedimentos.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center