Alongamento antes ou depois dos exercícios?
É comum na correria do dia a dia, chegarmos com pressa na academia, malhar e com pressa também sair. Mas nunca devemos esquecer de um detalhe crucial na hora de se exercitar: o alongamento.
Ir direto para os aparelhos é um erro grave que pode acabar em sérias lesões na musculatura. A primeira coisa que se deve fazer ao chegar na academia é sempre se alongar, dando atenção aos músculos posteriores de coxa, adutores, membros inferiores e coluna vertebral.
Por que o alongamento é tão importante?
O alongamento nada mais é do que um exercício que dá elasticidade e aumenta a amplitude do movimento muscular. Portanto, ao se alongar, o músculo é forçado e estica suas fibras, se adaptando a esta condição. Não precisa ser nada exagerado, uma simples abertura de pernas, se esticar nas barras e alongar os ombros já ajuda bastante a evitar lesões.
E o alongamento não acaba no início da prática não. Ao terminar de se exercitar é fundamental se alongar novamente, minimizando bastante os processos inflamatórios, como tendinites, bursites e contusões musculares.
Leia também:
Os melhores exercícios para a terceira idade
Como evitar dor nas pernas ao correr
Gelo ou calor, após uma contusão?