A presença de fibroses é frequente em cirurgias de coluna?
  • 09/05/2024

A presença de fibroses é frequente em cirurgias de coluna?

“Não é frequente... Geralmente, as fibroses aparecem em pacientes reoperados” atestam os cirurgiões ortopédicos Edward Robert Orr e Renato Bastos com apresentação de um caso.

Segundo doutor Bastos, com o passar do tempo, em função de novas técnicas operatórias as fibroses acontecem em quantidade bem menor, comparada a cirurgias abertas: “Me lembro, há décadas, quando realizava cirurgias abertas em meus pacientes havia diversas intercorrências de aderências cicatriciais com a presença de fibroses. Quanto mais, nós, cirurgiões na época, tentávamos retirar as aderências mais elas surgiam, o que nos levava a uma frustração enorme” , lamenta Bastos.

Histórico do paciente

Jovem35, operado de hérnia de disco há algum tempo, devido a presença de fibroses e compressão pelo recesso lateral, quando atendido no ambulatório da Orto Center, apresentava estenose do canal lateral por fibrose. Ou seja: estreitamento anormal que ocorre no centro do canal vertebral ou em suas regiões laterais e forames vertebrais

De acordo com o relato dos médicos que o atenderam, “infelizmente, voltaram as sintomatologias antigas: dor persistente e parestesia, ou seja, a diminuição da força muscular para a raiz S1 à esquerda”.

Vale ressaltar, que o caso deste paciente, chamou a atenção dos doutores - Edward Robert Orr e Renato Bastos - pela importante diminuição de força para Raiz S1, comprovada no exame clínico, através da marcha na ponta dos pés.

Nova intervenção endoscópica realizada em 08 de maio

Praticamente um ano de pós-operatório, com tratamento conservador sem evolução satisfatória e, diante dos sintomas evidentes e importantes, os especialistas no procedimento decidiram operar de novo o paciente,

“Por via endoscopia, retiramos toda a aderência perineural que é a formação de uma cicatriz ao redor do local onde foi demovida a hérnia que comprimia a Raiz S1 e por acesso interlaminar - realizado por trás da coluna – liberamos toda a Raiz, concluindo assim o procedimento” destacam Edward Robert Renato Bastos.

Participaram do procedimento: Edward Robert Orr Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).

Para realizar este e outros procedimentos de alta complexidade a Clínica Orto Center dispõe de um corpo clínico especializado, além de tratamento do sistema musculoesquelético e do aparelho locomotor como articulações, ligamentos, músculos e ossos.

Agendamento:

Entre em contato através do nosso WhatsApp 3861-6477

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center