A importância da hidroterapia no inverno
O frio costuma nos deixar sem ânimo para atividades físicas, mas e se for para fazer essas atividades em uma piscina com água quente?
Como explicamos no post de ontem nossos músculos se contraem no frio, provocando dor. Sendo assim, se aquecer e realizar exercícios são as maneiras mais eficazes de ter um inverno sem desconfortos. E que tal juntar o útil ao agradável? A hidroterapia é simplesmente a junção desses dois métodos de prevenção e tratamento da dor.
União das palavras gregas hydro (água) e therapeia (cura), a hidroterapia é uma especialidade da fisioterapia que se baseia em exercícios fisioterápicos realizados na água aquecida de uma piscina terapêutica. Os efeitos dos movimentos feitos nas sessões ativam o sistema imunológico, melhoram a circulação, diminuem a sensação dolorosa e podem até reduzir peso.
A água quente também age diretamente na nutrição da musculatura, provocando a vasodilatação na superfície do corpo e facilitando a chegada do sangue aos músculos, de maneira que aprimora o alongamento e permite a execução simples de movimentos que seriam complexos fora da água.
Além disso, por conta da baixa temperatura, a tendência é que também haja uma maior manifestação de problemas respiratórios alérgicos como rinite, sinusite, bronquite e resfriados. Nesse caso, a hidroterapia é uma importante aliada, já que a pressão da água sobre a caixa torácica atinge os músculos pulmonares e auxilia na capacidade respiratória.
Pensando nisso, a Orto Center melhorou o ambiente das sessões e voltará com a hidroterapia no dia 20/07.
Horário de funcionamento: Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta das 07h às 13h - Terça e Quinta das 14h às 20h.