A importância da equipe multidisciplinar no tratamento da sarcopenia
O tratamento da sarcopenia só é efetivo através de um conjunto de práticas, que devem ser prescritas por uma equipe multidisciplinar que acompanhe a rotina do paciente
A Sarcopenia é uma síndrome que se caracteriza pela perda progressiva de massa muscular, força, desempenho físico e consequentemente qualidade de vida. Ela chega junto com o avanço da idade, por isso a partir dos 40 anos devemos ter ainda mais atenção com os músculos, pois é daí que começamos a perder 1% de massa muscular por ano.
Para quem tem sarcopenia, não adianta cuidar só da parte ortopédica, se não cuidar da alimentação. Também não adianta cuidar da alimentação e não praticar exercícios físicos adequados e nem adaptar a casa com segurança. Ou seja, o tratamento da sarcopenia só é efetivo através de um conjunto de práticas, que devem ser prescritas por uma equipe multidisciplinar que acompanhe a rotina do paciente. É preciso que as áreas trabalhem juntas, uma complementando a outra.
Depois da avaliação médica com o ortopedista, deve-se começar o tratamento com exercícios físicos de resistência e aumento de carga progressiva com o acompanhamento de um fisioterapeuta e a orientação de um nutricionista especializado, para determinar a melhor dieta para o paciente. Enquanto isso é importante que a casa do paciente também seja adaptada para diminuir a possibilidade de quedas.
Consequências
Se não tratada, a sarcopenia prejudica a capacidade de manter as atividades comuns do dia a dia com independência, aumentando inclusive o risco de quedas, fraturas e internações.
A Orto Center é a única clínica da região qualificada para o tratamento da sarcopenia, com uma equipe multidisciplinar, que conta com ortopedistas, reumatologistas, psicólogo, fisioterapeutas, educador físico, nutricionista e arquiteta, além do ambiente capacitado para tratar a doença.
Leia também:
Sarcopenia: o que é, causas, sintomas e tratamento
10 dicas para deixar a casa mais segura para idosos
Dieta rica em proteínas ajuda na prevenção da sarcopenia