A hérnia de disco pode voltar?
“Segundo a literatura, a recidiva da hérnia discal ocorre em cerca de 7% dos casos previamente operados” afirmam Edward Robert e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos da Orto Center.
Apesar da hérnia de disco ter bom prognóstico e em grande parte dos casos ser reabsorvida com o tempo, independentemente se foi realizado tratamento clínico ou cirúrgico (remoção do fragmento de disco herniado), a hérnia de disco pode voltar.
De acordo com os doutores - Edward Robert e Renato Bastos - nos casos raros ela pode recidivar, sim, e pode ocorrer tanto em cirurgias abertas, como por via endoscópica:
“Casos geralmente acontecem onde parte do disco que não estava extrusionado (hidratado) se rompe do disco remanescente e migra pelo espaço vazio da hérnia retirada no primeiro procedimento” destacam.
Caso de recidiva de hérnia discal por via endoscópica
Paciente jovem submetido a procedimento anterior por Endoscopia evoluiu de maneira satisfatória no pós-operatório imediato. Logo após, reapareceu sintomatologia que irradiou para o membro inferior, assemelhando-se a sensações de disestesia (conjunto de sintomas que giram em torno de sensações incomuns baseadas no toque).
“Lógico, que a intensidade dos sintomas está diretamente relacionada ao tamanho da nova compressão na raiz espinhal. Após exames físicos e complementares chegamos à conclusão de que a melhor alternativa seria uma nova abordagem por via endoscópica” justificam os especialistas em cirurgia de coluna.
Novo procedimento realizado em 09 de agosto
“Através da abordagem endoscópica conseguimos visualizar a raiz espinhal e liberá-la do sentido lateral e a partir daí, uma nova exploração do disco intervertebral” , ressaltam Edward Robert e Bastos.
Algumas semanas após o novo procedimento os cirurgiões ortopédicos avaliam o paciente: “Não apresenta nenhuma sintomatologia para o membro inferior e já retornou normalmente às suas atividades do dia a dia”.
Ficou curioso? Quer saber mais sobre a abordagem endoscópica? Assista o vídeo do procedimento em nossas mídias sociais ( YouTube, Instagram e Facebook) até o final. Através do exame de Ressonância Magnética, os doutores Edward Robert e Renato Bastos, demonstraram a presença da hérnia discal.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center