A estenose da coluna lombar compromete as raízes nervosas? O tratamento é cirúrgico?
“Em alguns casos, quando as raízes descem dentro do canal central da coluna lombar podem sofrer o efeito compressivo. Confira o caso do nosso paciente submetido a Endoscopia” argumentam Edward Robert e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos.
A estenose lombar consiste num aperto do canal vertebral, comprometendo a medula e/ou as raízes nervosas.
Paciente, 58, atendido no ambulatório da Orto Center, diagnosticado com estenose do canal lombar - central e lateral – queixava-se de dor há longa data para região lombar e apresentava radiação e/ou diminuição de força para os membros inferiores no trajeto das raízes de L4, L5 e S1.
A pergunta é: Como pode, em uma região de estenose na região das raízes L4 e L5, existir comprometimento para a raiz de S1, quando ela sai na vértebra inferior? Os doutores respondem:
“Nesses casos, pelo simples fato desta estenose ser central, as raízes descem dentro do canal central da coluna lombar podendo sofrer o efeito compressivo, daí, o aparecimento eventual de sintomas, em outras raízes, que não emergem aos segmentos operados”.
Endoscopia realizada em 28 de agosto
Com duração de aproximadamente três horas, os cirurgiões ortopédicos, Edward Robert e Renato Bastos, realizaram o procedimento endoscópico por via interlaminar:
“Com este acesso, por trás da coluna, retiramos parte das lâminas das raízes de L4 e L5 e os processos articulares à direita. Retiramos, também, o ligamento amarelo que, definitivamente, contribuía para a estenose do canal lombar na região central liberando a raíz descendente de L5 e a emergente de L4”.
Vídeo ilustrativo da cirurgia: Assista em nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) e observe a coluna vertebral lombar do paciente com estenose central, artrose a nível dos processos articulares e o efeito compreensivo na dura-máter a mais externa das três meninges que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Fonte imagens ilustrativas: Tese doutor Renato Bastos
Participaram do procedimento endoscópico: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
Precisa de ajuda? Conte com a equipe de Ortopedia da Clínica Orto Center. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados às patologias na coluna vertebral.
Entre em contato conosco e agende uma consulta pelo WhatsApp: 3861-6477.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center