![A cirurgia endoscópica resolve a estenose lombar da coluna vertebral do paciente? A cirurgia endoscópica resolve a estenose lombar da coluna vertebral do paciente?](http://www.ortocenter.com.br/sistemanovo/noticia/655.png)
A cirurgia endoscópica resolve a estenose lombar da coluna vertebral do paciente?
“Sem dúvida... Os resultados são fantásticos, principalmente nos idosos impedidos de se locomoverem” garantem Edward Robert Orr e Renato Bastos, cirurgiões ortopédicos.
Estenose lombar da coluna vertebral
É o estreitamento do canal medular na região lombar que espreme (comprime) os nervos que se deslocam através da parte inferior das costas para as pernas.
Um caso desafiador
Paciente, 70, atendido no ambulatório da Orto Center pelos doutores, Edward Robert e Renato Bastos, sentia muita dor e claudicação de natureza neurológica, uma condição que afeta as extremidades inferiores. Nesse caso, sintoma para a raiz de L5, à direita, tipo fraqueza nas pernas.
“Realmente, um caso bastante desafiador, em função da acentuada compressão a nível do canal central e pela lâmina de processos articulares, além de grande espessamento do ligamento amarelo, contribuindo de maneira definitiva para estenose central da coluna lombar” descrevem os médicos.
Após análise dos exames físico e de imagem, o nível escolhido pelos cirurgiões para descompressão foi as raízes de L4 e L5. Eles observaram também a estenose lombar do canal central e lateral a nível das raízes L5 e S1, mas não com a intensidade da vértebra das L4 e L5.
Cirurgia realizada em 28 de janeiro
Para esse caso, os cirurgiões optaram por abrir o arco posterior e retirar a parte do processo articular (ligamento amarelo) sempre em mente, segundo eles “que a dura-máter uma membrana espessa e rígida que envolve o cérebro e a medula espinhal estará muito mais fina que o habitual”.
Após três horas de procedimento, os doutores Edward e Renato, terminaram com a liberação total do canal central e a exposição da dura-máter, assim como, as raízes descendentes de L4 e L5.
“Com a finalização do ato cirúrgico, verificamos que o arco posterior foi praticamente todo retirado. Apenas preservamos parte dos processos articulares, tanto a direita, quanto a esquerda, a fim de resguardar a estabilidade da coluna lombar”, justificam.
Conclusão
Procedimentos cirúrgicos com a eliminação da estenose central do canal lombar são trabalhosos e requerem muitos cuidados.
Em contrapartida, a melhora do estado geral dos pacientes no que se refere à sintomatologia para os membros inferiores, assim como, a claudicação de natureza neurológica é fantástica.
“Sem contar, a melhora na qualidade de vida, principalmente dos idosos que estavam impedidos de se locomover” , comemoram os especialistas em cirurgia endoscópica da coluna lombar.
Participaram da Endoscopia de estenose lombar da coluna vertebral: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel; (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
Quer saber mais? Os médicos especialistas da Orto Center em procedimentos ortopédicos estão à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter.
Agende uma consulta pelo WhatsApp 3861-6477
Acesse as mídias sociais da Orto Center (YouTube, Instagram e Facebook) e assista os vídeos das cirurgias realizadas por nossos médicos ortopedistas.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center