Terapia infusional na prevenção e tratamento da Osteoporose
  • 03/09/2020

Terapia infusional na prevenção e tratamento da Osteoporose

Conheça os benefícios desse tratamento para o paciente osteoporótico

A terapia infusional facilitou o tratamento de muitas patologias, entre elas, a osteoporose. Por se tratar de uma doença silenciosa, muitos pacientes demoram para procurar ajuda médica ou até abandonam o tratamento tradicional por acreditar que já que estão sem dor, estão curados. 

Uma das principais vantagens da terapia intravenosa é a rapidez da absorção do medicamento pelo organismo do paciente. Sendo assim, ela chegou para agilizar o tratamento e até prevenir certas patologias, como a osteoporose.

No caso das doenças por fragilidade óssea, geralmente é recomendado o uso de ácido zoledrônico (aclasta) - um medicamento que atua no tratamento da osteoporose e na prevenção de segundas fraturas. Além disso, só é necessário que o paciente receba a aplicação dessa medicação uma vez ao ano, cabendo ao médico decidir, no ano seguinte, se será necessária outra dose.

Além da rapidez no efeito que a aplicação diretamente na veia produz contra a osteoporose, o tratamento se torna praticamente indolor e encoraja o paciente a buscar orientação médica. E ainda, ciente de que o tratamento é feito por apenas uma aplicação ao ano, fica fácil se prevenir de fraturas ou da própria doença, com reabsorção do tecido ósseo. 

Essa terapia pode ser feita em hospitais, centros de infusão ou até na casa do paciente. No entanto, deve ser recomendada por um médico e realizada pelo mesmo ou por um enfermeiro, somente.