
Você sofre de dor lombar ou ciática? A Endoscopia de coluna é uma alternativa segura para o tratamento?
“Sem dúvida... O procedimento minimamente invasivo pode ser usado para tratar a estenose do canal central da coluna lombar” respondem Edward Robert e Renato Bastos, ortopedistas especialistas em cirurgia de coluna.
O estreitamento do canal lombar é a causa mais frequente de dor lombar e/ou ciática, principalmente em paciente idoso e pode afetar a coluna cervical, torácica ou lombar.
Vantagens da Endoscopia de coluna vertebral
Preservação de suas estruturas, recuperação mais rápida, menos desconforto no pós-operatório e retorno precoce às atividades do dia a dia.
Diagnóstico de paciente com estenose do canal vertebral
Resistente ao tratamento conservador entre eles Acupuntura, Pilates e RPG e com diversas infiltrações já realizadas, sem sucesso, paciente, 69, procurou a equipe de ortopedistas da Orto Center.
Com muita sintomatologia para o membro inferior, à esquerda, os doutores Edward Robert e Renato Bastos solicitaram a paciente exames clínicos e de imagem, tais como Ressonância Magnética e Raios X.
‘Diante dos resultados, concluímos que se tratava de uma estenose do canal central da coluna lombar na região das raízes de L4 e L5. Decidimos, então, pela Endoscopia”, complementam.
Cirurgia endoscópica em 02.04.2025
Como tática operatória, os cirurgiões optaram pelo acesso interlaminar (incisão pela parte de trás da coluna) posterior entre as vértebras de L4 e L5.
Através dos instrumentos apropriados para este tipo de cirurgia eles retiraram, além de boa parte da lâmina das vértebras superior e inferior também o processo articular, não totalmente, mas, com o objetivo de preservar a proteção da unidade vertebral.
“Retiramos o ligamento amarelo, que, por sua vez, participava de maneira definitiva da compressão da raiz. Em seguida, nós direcionamos para o lado direito e repetimos com o mesmo procedimento”, acrescentam.
Final da cirurgia com êxito
Após cerca de 2h20, os especialistas em cirurgia de coluna, concluíram o ato operatório:
“Fizemos um inventário do sangramento para certificar de que não existia nenhum vestígio adicional que pudesse contribuir com a presença de algum hematoma” , ressaltam.
A paciente recebeu alta no mesmo dia do procedimento e a recomendação dos médicos para sua plena recuperação é depois de 45 dias iniciar a Hidroterapia orientada pelos fisioterapeutas da Orto Center.
ALERTA, paciente!
Compressão pelo recesso lateral
Os ortopedistas da Orto Center sempre chamam a atenção para a presença do recesso lateral onde alterações degenerativas como artrose dos processos articulares invadem o espaço anatômico da raiz espinhal o que determina, por consequência, a sua compressão.
“Muitas das vezes, essa compressão pode ser incrementada pelos espessamentos do ligamento amarelo, o que leva o paciente a procurar o procedimento cirúrgico, uma vez, que, em alguns casos as dores muito intensas chegam até 24horas”, alertam.
Pé equino
Os cirurgiões ortopédicos destacam:
“Temos alguns casos de pacientes, que, devido a alguma complicação pela longa demora em aceitar a indicação cirúrgica leva à presença do chamado pé equino também conhecido como marcha equina ou pé de bailarina, deformidade que afeta a flexibilidade do pé”.
Participaram da cirurgia endoscópica de coluna: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel; (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
Caso sinta incômodos frequentes na coluna, marque uma consulta com um de nossos ortopedistas especialistas em coluna. Um diagnóstico precoce facilita o tratamento e a recuperação do paciente. WhatsApp 3861-6477.
Acesse as mídias sociais da Orto Center (YouTube, Instagram e Facebook) e assista ao vídeo da cirurgia.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center