Você sabe o que é Terapia por ondas de choque?
Tratamento não cirúrgico e eficaz para lesões.
As ondas acústicas são ondas de alta energia que podem ser criadas de forma diferente e aplicam-se na área dolorosa com um aparelho de emissão de onda sonora, que poderá ser radial (em forma de leque) ou focal (linear). A Terapia por Ondas de Choque (TOC ou ESWT na sigla em inglês) é uma alternativa não invasiva para o tratamento cirúrgico em pacientes que não responderam ao tratamento conservador.
O tratamento não cirúrgico envolve o uso de ondas de choque para algumas patologias nas áreas musculoesqueléticas do corpo (como joelho, ombro ou calcanhar), e reduz a inflamação e a dor e estimula a cicatrização dos tecidos moles afetados. Geralmente o número de sessões varia entre 3 e 5, podendo durar de 15 a 20 minutos e possuindo um intervalo entre elas de pelo menos 1 semana. A maioria dos processos de aplicação são indolores, no entanto, como a energia é toda direcionada para um ponto específico, é possível que o paciente sinta um pequeno e breve desconforto.
No Brasil, a Terapia por Ondas de Choque possui registro na Anvisa e tem indicação para:
- Fascite Plantar (com ou sem Esporão);
- Pseudoartrose (Fraturas não consolidadas) ou retardo da consolidação;
- Calcificações periarticulares dos ombros (Tendinite Calcárea);
- Epicondilite lateral e Epicondilite medial umeral (Cotovelo de tenista e golfista).
O Tratamento por Ondas de Choque (TOC) pode ser feito em consultório com bom custo-benefício, mas, aplicado exclusivamente por médico profissional habilitado, devidamente treinado para isso. Na Clínica Orto Center, seguindo critérios técnicos e de segurança para o paciente, o ortopedista e traumatologista Osires Muniz Araújo é o médico especialista habilitado no método e que indica, prescreve e realiza o tratamento por meio de ondas de choque.
Quer saber mais sobre a Terapia por ondas de choque?
Acesse nossos vídeos sobre o assunto ou agende uma consulta, com o doutor Osires Muniz Araújo, médico especialista no tratamento e que compõe o nosso corpo clínico.