Torci meu tornozelo! E agora?
Quem responde é o ortopedista e traumatologista da Orto Center Julio Ferrão, especialista em pé.
As torções do tornozelo representam um dos principais motivos de procura ao ortopedista e traumatologista seja nas clínicas e consultórios ortopédicos ou nos serviços de emergência do hospital.
As entorses podem acontecer em diversas situações: ao andar na rua e pisar em falso, ao se desequilibrar em cima de sapatos altos, durante a prática de um esporte etc.
Esse mecanismo que faz girar nossos pés é capaz de gerar uma variedade grande de lesões nos tendões e na cartilagem, fraturas e rupturas ligamentares.
Segundo o ortopedista e traumatologista da Orto Center, Julio Ferrão, “diagnosticar tardiamente uma lesão causada por entorse mais séria e medidas de tratamento não sejam tomadas no momento certo pode levar a sequelas duradouras de difícil resolução”.
Preciso procurar o hospital?
A princípio não, mas alguns sinais de alerta e de gravidade devem motivar a consulta médica. O doutor Julio Ferrão cita alguns exemplos:
“Dor intensa, perda do sentido de firmeza ao pisar, inchaço e cor roxa no local, indicam que o paciente precisa procurar atendimento médico”.
Mas, caso torça seu tornozelo e tenha uma boa saúde, consiga andar, o inchaço controlado e não tenha nenhum outro sinal de alerta, mencionado acima, é possível observar a evolução do quadro e não precise procurar o hospital nesse momento.
O doutor Julio Ferrão dá algumas orientações. Confira:
- Mantenha o pé mais elevado:
- Realize compressas de gelo de 20 a 30 minutos (lembrando de proteger a pele);
- Fique em repouso e utilize analgésicos simples para controle da dor:
- Caso já possua alguma tornozeleira em casa, a mesma pode ser utilizada para imobilização.
“Com essas medidas é esperado que uma torção sem lesões mais sérias evolua com melhora progressiva” complementa o especialista em pé. Ele finaliza:
“Na presença de algum dos sinais de alerta ou de uma evolução inesperada, com piora da dor, por exemplo, é importante sempre consultar seu médico para entender a melhor alternativa de tratamento”.
Torceu seu tornozelo? Não sabe o que fazer? É prudente consultar um médico. Agende uma consulta com nosso ortopedista para um diagnóstico.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center