Prós e contras do medicamento genérico
Será que eles são realmente confiáveis?
Há muitos questionamentos acerca da eficácia e segurança do medicamento genérico, no entanto, uma das diferenças entre eles e os originais é a quantidade de pesquisas científicas feitas antes da liberação para venda. Além disso, segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Medicamentos Genéricos, pelo menos 30% dos médicos no Brasil indicam os genéricos.
Um dos principais benefícios desses medicamentos é o baixo custo, já que por lei eles precisam ter um preço no mínimo 35% e no máximo 70% mais barato do que os originais. E ainda, são mais fáceis de serem encontrados nas farmácias pois são produzidos em larga escala. Dessa maneira, as mesmas indústrias que produzem medicamentos de referência (originais) também fabricam os genéricos, o que garante o mesmo padrão de qualidade.
O principal e talvez único ponto contra do medicamento genérico é o não cumprimento de algumas das várias normas determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) antes de chegar ao consumidor e, por isso, eles costumam ter menos credibilidade. No entanto, não há comprovação de que esse tipo de medicamento é capaz de causar algum mal à saúde. Sendo assim, a escolha de usar o genérico ou original é apenas do paciente.
É importante lembrar que independentemente do remédio ser de referência ou não, somente um médico pode prescrever o medicamento ideal para o tratamento. Lembre-se sempre de consultar o seu médico antes de consumir qualquer medicação e jamais tome por conta própria. A automedicação pode causar riscos sérios à sua saúde.