Por que sentimos mais dores no frio?
Afinal, existe relação entre o frio e as dores?
Com a chegada do inverno é cada vez mais comum as pessoas reclamarem de dores no corpo. Afinal, existe relação entre o frio e as dores?
Sim! No frio a nossa musculatura tende a ficar em constante reação de defesa, realizando contrações involuntárias para aumentar a temperatura, aquecendo o organismo. Assim, podem ocorrer deficiências no suporte sanguíneo, causando queda no metabolismo, encurtamento das fibras musculares, diminuição da massa e força muscular, limitação articular, alterações biomecânicas e até maior dificuldade em certos movimentos.
Veja algumas reações do nosso organismo no frio
- O apetite aumenta. O organismo precisa de gordura, carboidratos e calorias para gerar energia.
- A respiração fica mais lenta, já que suas reações químicas perdem força, levando menos oxigenação para os músculos.
- O aparelho urinário também sofre alterações, passa a trabalhar mais, já que no frio não eliminamos muito líquido pelo suor.
De uma forma geral, as pessoas mais afetadas pelas mudanças de temperatura são as que possuem algum tipo de dor crônica como, fibromialgia, artrite reumatoide, artrose e também as que realizaram algum tipo de cirurgia ortopédica nas mãos, pés, braços ou pernas, principalmente quem tem prótese de platina.
Como amenizar as dores
Não descuide dos exercícios físicos. Sabemos que com o frio, as pessoas querem mais é ficar debaixo do cobertor, mas se movimentar é fundamental, uma vez que a contração muscular promove calor e aumenta a temperatura do corpo, aquecendo os músculos e as articulações.
Leia também:
5 Dicas para quem quer sair do sedentarismo
Dores nos joelhos: o que fazer?
Como envelhecer de forma saudável