Por que avaliar o tipo de pisada
A baropodometria é um exame que capta através de milhares de sensores a pressão e distribuição do peso corporal
Os pés representam a principal fonte de sustentação do nosso corpo, são eles que recebem a maior carga ao tocar o chão ao longo do dia. Dores nas pernas, joelhos e até mesmo na coluna poderiam ser evitadas ou solucionadas, uma vez que, o paciente distribuísse de forma correta o peso e impacto do corpo enquanto caminha ou corre.
A Baropodometria possui duas fases: a de teste estático e dinâmico. Na primeira fase, o paciente fica parado em cima de uma plataforma para avaliação e análise do tipo de pé, picos de pressão e deslocamento do centro de massa. Daí é possível descobrir alterações estruturais e posturais, e se o paciente possui bom controle da musculatura postural. O exame também permite analisar o equilíbrio, mostrando se o risco de queda é maior, por exemplo.
Na segunda fase, no teste dinâmico, o paciente caminha sobre a plataforma, sendo possível determinar o tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada), o deslocamento do centro de massa durante o passo, picos de pressão do pé durante o movimento e alterações nas ações musculares durante a atividade. Nessa fase do exame o fisioterapeuta pode prescrever o melhor tratamento ou a necessidade de palmilhas.