Pés chatos
Possível em crianças e adultos, mas até que ponto é normal?
Quando os bebês nascem seus pés têm a sola reta, essa formação é conhecida como “Pé chato” ou “Plano”. Na maioria dos casos isso acontece porque o arco plantar ainda não se desenvolveu ou retém uma grande quantidade de gordura, dando a impressão de um aplanamento. O natural é que com o desenvolvimento da criança o quadro se reverta.
A preocupação começa quando a mudança não acontece junto com o crescimento da criança. A permanência do pé chato pode estar ligado a diversos fatores, uma predisposição familiar, má formação dos ossos ou hiperfrouxidão ligamentar.
Em geral, as pessoas que possuem pé plano não se queixam de dor, os sintomas geralmente são outros. Dor muscular nas pernas ou fadiga, devido ao esforço realizado, são as reclamações mais comuns. Em casos mais graves pode-se perceber o desequilíbrio e a impossibilidade de realizar certas atividades esportivas.
O diagnóstico desta condição pode ser feito pelo próprio médico, através de uma avaliação física, pedindo que o paciente ande descalço para avaliar o seu caminhar. A verificação da sola do sapato também é uma das maneiras de averiguar o pé plano. Nos casos em que a queixa de dor é intensa, exames como raios-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia podem ser solicitados.
O tratamento varia de acordo com cada caso, mas normalmente envolve uso de palmilhas, alongamento para os pés e/ou uso de determinados tipos de calçados, de acordo com a orientação médica. A cirurgia pode ser indicada nos casos de pés planos graves.