Osteoporose: Saiba como evitar esse mal
A doença que pode ser causada por diferentes motivos pode ser prevenida de maneira fácil e saudável
Alimentação desregrada, pouca fruta e muito refrigerante, sol em excesso ou com proteção demais, uma vida sedentária. Por que é tão difícil trazer para o dia a dia hábitos saudáveis? A combinação de simples elementos que geram uma melhor qualidade de vida pode evitar diversas doenças, entre elas a osteoporose. Ingestão de cálcio, prática de atividades físicas e vitamina D podem garantir ossos ‘fortes’ durante toda a vida.
O que é a osteoporose?
Doença responsável pela fragilidade óssea através da redução de densidade e massa dos ossos, aumentando assim o risco de fraturas. Em geral os pacientes só se dão conta da doença quando um pequeno traumatismo provoca uma fratura que normalmente não aconteceria em um osso saudável. Muitos idosos vão a óbito tempos após sofrerem fraturas osteoporóticas.
Para evitar esse mal separamos algumas informações fáceis de serem aplicadas no dia a dia e que ao longo dos anos resultarão em ossos saudáveis.
Sol. Amigo ou vilão?
Atualmente tem-se feito muita campanha com orientações sobre a exposição solar em excesso. De fato, o sol em demasia pode causar diversos problemas de saúde, mas é a luz solar que ativa o funcionamento da vitamina D em nosso organismo, que por sua vez facilita a absorção de cálcio em nosso corpo. Por isso, recomenda-se a exposição entre 10h e 14h sem proteção durante 15 minutos, três vezes por semana. As áreas mais importantes do corpo para manter esta exposição são os braços, pernas, pescoço e rosto.
Preciso de leite para obter cálcio?
O leite e seus derivados são os alimentos mais comuns quando se fala em obter maior fonte de cálcio, porém, é possível variar e comer outras coisas tão saudáveis quanto, como por exemplo, folhas, amêndoas, bolo de trigo, feijão branco e uma infinidade de outras coisas. Ao final desta matéria é possível acompanhar uma tabela com diversos alimentos e seus percentuais de cálcio.
Atividade física também fortalece?
A prática de exercício age em cada idade de uma forma diferente porém, todas são positivas e de extrema importância na prevenção de osteoporose e suas fraturas. Na infância ou adolescência as atividades contribuem para o alcance de um elevado pico de massa óssea. Quando o indivíduo alcança a fase adulta essa prática funciona como um retardador de perda óssea. Os sedentários perdem massa óssea com mais facilidade.
Vale lembrar que assim como o sol, as atividades físicas não têm caráter acumulativo. É importante manter esses hábitos durante toda a vida.