Osteocondrose
Será que é dessa dor que seu filho se queixa?
A osteocondrose é um distúrbio que causa um impacto na circulação sanguínea da cartilagem e afeta o crescimento ósseo de crianças e adolescentes, principalmente. Essa condição envolve desordem em diversos centros de ossificação e é correto considerarmos como uma síndrome, não uma doença.
Há outros tipos dessa síndrome, mas as principais são as de Osgood-Schlatter e Sever. Respectivamente, uma se manifesta no joelho e pode durar meses ou anos, a outra é característica do calcâneo e pode ser classificada como não-articular.
Os casos, em sua maioria, se manifestam durante a infância e a adolescência. Dessa maneira, apesar de algumas condições da osteocondrose afetarem também os adultos, é mais comum que ela esteja relacionada ao processo de crescimento dos ossos e surtos hormonais.
É importante ficar atento aos sinais de dor ou desconforto nas articulações para buscar um tratamento pois, no caso da osteocondrose do quadril, as deformidades ósseas podem ser permanentes se não cuidadas previamente. A busca pelo diagnóstico inclui a avaliação do histórico médico do paciente, tendo em vista que ela inclui diversas outras alterações ósseas ou articulares.
O tratamento vai depender do tipo da osteocondrose, no entanto, a prioridade é que ele seja conservador. A princípio, o objetivo é identificar as causas e buscar maneiras de amenizá-las, podendo ser por meio de restrições, uso de medicamentos, alongamentos, fisioterapia e, em último caso, cirurgia. Por isso, apesar de ser uma condição menos complexa de reverter, é preciso levar os sintomas a sério.