Os benefícios da hidroterapia
Com o calor exaustivo do verão, muitas pessoas em reabilitação não podem se dar ao luxo de aproveitar uma praia ou piscina por impedimentos físicos.
Mas e se houvesse uma forma de poder praticar os exercícios necessários para a recuperação plena dos movimentos do corpo e ainda curtir uma piscina enquanto isso? Essa é a hidroterapia, ou fisioterapia aquática.
Qual a diferença entre a hidroterapia e a hidroginástica?
Uma das perguntas mais comuns é sobre a diferença entre a hidroterapia e a hidroginástica. A primeira grande diferença é que a hidroginástica deve ser orientada por um professor de educação física. Já a hidroterapia, por um fisioterapeuta. A primeira é indicada para a prevenção, enquanto a segunda é recomendada para recuperação e reabilitação.
O perfil do paciente também muda de uma para outra. A fisioterapia aquática pode ser realizada desde os quatro meses de idade, desde que o pediatra libere o pequeno paciente para a atividade. Já a hidroginástica é recomendada a partir dos 14 anos.
Características e vantagens da hidroterapia
Como a hidroterapia é realizada individualmente (ou seja, cada paciente possui um fisioterapeuta dedicado a ele), o adepto tem uma rotina de tratamentos totalmente dedicada à patologia a ser combatida.
A fisioterapia aquática promove relaxamento muscular, alívio da dor, redução de edemas, aumento da amplitude dos movimentos e ainda o ganho da força muscular.
Uma característica que gera vantagens à hidroterapia é o fato de que, na água, sentimos menos o impacto do peso corporal. Isso dá maior liberdade para que grandes grupos musculares possam ser trabalhados com amplitudes e direções diferentes das convencionais de forma segura.
A hidroterapia é indicada para quem?
Pessoas que sofrem com hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites, AVC, paralisia cerebral, além de lesões traumáticas como entorses, fraturas e luxações são orientadas a realizar seus tratamentos com a hidroterapia. Esta forma de terapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolvam problemas traumato-ortopédicos, neurológicos, reumáticos, esportivos, estéticos etc.
Gestantes, pessoas que possuam mal de Parkinson, fibromialgia e/ou atrofias musculares, com falta de equilíbrio, além de lesões em ombro, cotovelo, coluna, quadril, joelho, tornozelo e pé também podem receber esse tipo de tratamento.
Entretanto, se o paciente possuir cateteres e/ou sondas, feridas abertas ou não cicatrizadas, micoses e outros tipos de infecções, aconselha-se não realizar este tipo de tratamento, por questões de saúde pública.
Onde fazer hidroterapia?
A OrtoCenter, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, possui em sua estrutura uma piscina equipada e preparada para receber os mais diversos tipos de atividades, inclusive a hidroterapia. Entre em contato conosco e consulte-nos sobre valores e sessões disponíveis. Você vai se surpreender!