O que significa cirurgia minimamente invasiva?
Cirurgias minimamente invasivas são intervenções cirúrgicas menos agressivas e com tempo de recuperação mais rápido
A palavra “cirurgia” costuma assustar os pacientes, porém hoje, com o avanço da tecnologia, é possível fazer intervenções cirúrgicas menos agressivas e com tempo de recuperação mais rápido, são as chamadas Cirurgias Minimamente Invasivas.
Nesse tipo de procedimento não são feitos grandes cortes, o que sempre caracteriza um ato cirúrgico. Invadir de forma mínima significa tornar a cirurgia menos traumática e o mais confortável possível para o paciente.
Nos últimos anos a tecnologia evoluiu e hoje é capaz de diminuir as chances de complicações e sequelas, aumentando a efetividade da cirurgia. Um bom exemplo dessa evolução é o uso do vídeo na cirurgia, ou seja, operar sem abrir, observando o que se passa dentro do corpo através da imagem captada por uma câmera e transmitida numa tela de TV.
O objetivo é operar com o mínimo de cortes, o mais rápido possível, com a menor internação possível, causando o mínimo de dor ou praticamente nenhuma dor, quase sem afastar o paciente de sua rotina durante a recuperação.
Por tanto, se você ouvir do seu médico a necessidade de uma cirurgia minimamente invasiva, não se desespere!
Leia também:
Com aulas teóricas e práticas, curso fala sobre indicações e benefícios da vídeoendoscopia de coluna
Cirurgia endoscópica da coluna, alternativa moderna e segura no tratamento de hérnia de disco
Orto Center investe em nova tecnologia para cirurgia de hérnia de disco