O que são hérnias de migração inferior? Cuidado com elas!
Alertam Edward Robert Orr e Renato Bastos, ortopedistas especialistas em cirurgia de coluna vertebral
Hérnia de Disco Migrada
Ocorre quando, além do conteúdo interno do disco sair para fora, ele migra ou para cima (cranial) ou para baixo (caudal) causando a compressão do nervo.
“Quando causa muita dor e principalmente quando ela apresenta alterações neurológicas sem melhora, uma opção é a cirurgia endoscópica” , acrescentam os doutores.
Histórico da paciente
Caso da paciente, 50, atendida no ambulatório da Orto Center, com muitos sintomas dolorosos à direita da coluna lombar, irradiada e direcionada, para região inguinal.
Como de hábito, os médicos tentaram os tratamentos conservadores e complementares, entre eles Raios X, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada. Sem sucesso, eles optaram pela cirurgia via endoscópica.
Endoscopia em 31 de julho
“Optamos pelo acesso foraminal, realizado pelo lado direito da coluna. Como os sintomas se referiam mais para as raízes L2 e L3, focamos apenas para esta região. Bloqueamos as L4 e L5 para uma pequena hérnia extra foraminal”, complementam os cirurgiões.
Geralmente, as pessoas perguntam: Por que os dois níveis não foram abordados no mesmo procedimento? Os doutores Edward Robert Orr e Renato Bastos, respondem:
“Temos sempre que considerar os maiores sintomas do paciente e onde iremos realizar nossas intervenções. Caso, no futuro, venha apresentar muita sintomatologia para a região de L4 e L5, poderemos orientar a abordagem cirúrgica endoscópica, apenas para este local” justificam.
Os especialistas no procedimento explicam que, em alguns casos, não tão significativos, apenas a infiltração ou bloqueio, o paciente apresenta melhora nos sintomas que podem ser até duradouros.
Importância da pedilectomia parcial
O pedículo é a região entre o processo transversal e o corpo vertebral.
No caso desta paciente que descrevemos a cirurgia, segundo os doutores, foi de extrema importância a realização da pedilectomia parcial.
“Ou seja: a retirada cirúrgica de parte do pedículo da vértebra da raiz L4 contribuiu para a retirada de toda a hérnia discal que descia em direção inferior” finalizam.
Vale lembrar que quando o cirurgião não realiza esse procedimento existe a possibilidade da não retirada total da hérnia discal.
ALERTA! Cuidado com as hérnias com migração inferior.
Participaram do procedimento endoscópico: Edward Robert Orr e Renato Bastos (cirurgiões ortopédicos), Bruno Rangel (anestesiologista) e Erica Torres (instrumentadora cirúrgica).
Assista o vídeo ilustrativo da cirurgia em nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook) ou navegue pelo Site.
Agendar sua consulta? Entre em contato através do WhatsApp: 3861-6477
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center