O que causa a tendinite?
Você sofre de tendinite? A dor, que geralmente atinge áreas como punho, ombro, cotovelo, joelho e tornozelo, é a flamação do tendão, um tecido fibroso que liga o músculo ao osso. Mas o que causa a tendinite?
“Por que tenho tendinite?”
O tendão é uma parte do corpo que sofre bastante com a sobrecarga. Isso porque ele não tem tanta elasticidade quanto um músculo, nem é tão resistente quanto um osso. Quando o indivíduo faz parte do grupo de risco e trabalha excessivamente o tendão, as chances dele inflamar e causar dor e inchaço são maiores.
Quem faz parte do grupo de risco?
Pessoas que praticam esportes têm altas chances de ter tendinite (como você verá a seguir, muitos tipos de tendinites recebem nomenclaturas relacionadas ao esporte), principalmente se costumam realizar suas atividades em excesso ou com técnicas e/ou materiais inadequados.
Além disso, pessoas que não têm o hábito de se alongar também sofrem, não só com dores musculares, mas com inflamação dos tendões a longo prazo.
Pessoas que trabalham em escritório ou passam um longo tempo estudando devem estar atentas, pois realizar movimentos repetitivos, principalmente relacionados à digitação em computadores e celulares, assim como ter uma postura inadequada na área de trabalho/estudo, compromete os tendões. Deve-se sempre seguir as recomendações de ergonomia passadas pela equipe de segurança do trabalho da sua empresa.
Também há o fator idade. Como a circulação de sangue se torna deficiente com o passar dos anos, as chances de haver uma inflamação no tecido são maiores.
Por fim, pessoas que sofrem com estresse também têm altas chances de ter tendinite. Isso porque a irritação ocasiona contração do músculo e fadiga dos tendões.
Tipos de tendinites
Existem diversos tipos de tendinites, que dependem da área onde a inflamação acontece. São alguns deles:
• Cotovelo de tenista: inflamação do tendão que liga o músculo do antebraço ao cotovelo. Normalmente atinge quem tem mais de 40 anos.
• Cotovelo de golfista: dor no lado interno do cotovelo. Normalmente atinge adultos de diversas idades.
• Síndrome de De Quervain: inflamação dos tendões do pulso na região do polegar. Atinge principalmente aqueles que trabalham em escritório, por usar bastante a região enquanto digitam.
• Tendinite do calcâneo: inflamação no tendão de Aquiles, aquele que liga o músculo da panturrilha (ou batata da perna) ao calcâneo. É mais comum em corredores e idosos que praticam esportes apenas aos finais de semana.
• Síndrome de colisão do ombro: dor do ombro causada pelo atrito entre o tendão e a escápula, um dos ossos que compõem o ombro. Atividades repetitivas, somadas ao envelhecimento, contribuem para o surgimento da dor.
• Joelho de saltador: inflamação do tendão que liga a patela à tíbia. Como o nome sugere, ela é mais comum em pessoas que praticam esportes nos quais é preciso pular, como o vôlei, o salto e o basquete.
• Tendinite de punho: inchaço dos tendões do punho, mais comum em pessoas que realizam intensas atividades com a mão.
Tratamento de tendinite no Rio de Janeiro
Existem diversas formas de tratar a tendinite. E você encontra todas elas na OrtoCenter, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, onde é possível realizar, por exemplo, a Terapia por Ondas de Choque, uma técnica que atua diretamente na região afetada.
Agende agora a sua consulta e livre-se deste incômodo o quanto antes.