O perigo de uma fratura não cicatrizada
Saiba a importância de ter uma boa reabilitação
Uma das principais perguntas que o paciente faz após sofrer uma fratura é quanto tempo ele vai precisar de imobilização, no entanto, dependendo da idade e de qual osso foi quebrado, a cicatrização pode levar anos. Quem determina esse tempo de maneira correta é o médico com o auxílio de exames de Raios-X, e esse período é crucial para uma recuperação completa.
Apesar dos ossos terem uma grande facilidade de cura, para a cicatrização é preciso que novas células se formem com a capacidade de ligar as duas extremidades. A aproximação das extremidades de uma fratura deve ser feita por um médico ortopedista e com o uso de talas ou gessos, na maioria das vezes.
O objetivo desses procedimentos é manter o osso alinhado durante toda a imobilização. Caso contrário, o paciente pode sofrer sérias consequências como a consolidação viciosa, por exemplo. Esse processo ocorre quando o osso cicatriza na posição incorreta, podendo causar até a perda de movimento do local fraturado.
Outros danos que uma fratura mal curada pode causar são pseudoartrose ou osteomielite, sendo elas:
- Pseudoartrose: ocorre quando a consolidação da fratura é interrompida ou não acontece no tempo esperado.
- Osteomielite: é uma infecção que ocorre com mais frequência em fraturas expostas ou em pacientes que possuem baixa imunidade.
Algumas das soluções para ambos os problemas são intervenção cirúrgica e tratamento com antibióticos, além de seguir as orientações médicas. Na Clínica Orto Center são realizados todos esses procedimentos, não deixe de cuidar de si mesmo.