Lesão ligamentar: sintomas e tratamento
No caso de dor, inchaço, limitação funcional, instabilidade e perda de resistência, o médico deve ser consultado o mais rápido possível
O ligamento é uma estrutura anatômica que tem como função unir dois ossos, formando uma articulação. A lesão no ligamento pode ser de dois tipos: ruptura ou distensão.
No caso de dor, inchaço, limitação funcional, instabilidade e perda de resistência, o médico deve ser consultado o mais rápido possível, sendo o diagnóstico feito no consultório e também através de exames de imagem, como raios X, tomografia ou ressonância magnética.
Quando há a ruptura do ligamento, dependendo do caso, o tratamento mais indicado é o cirúrgico, com a reconstrução do ligamento, que se chama ligamentoplastia.
No caso da distensão ou estiramento, que também pode ser chamado de entorse, o tempo médio de recuperação varia entre uma e seis semanas, sendo necessário o uso de anti-inflamatórios, imobilização e fisioterapia. Dependendo da gravidade a viscossuplementação também é recomendada.
Viscossuplementação
A viscossuplementação é a reposição do ácido hialurônico, que lubrifica e absorve choques em partes do corpo, como as articulações. Com o avanço da idade, essa substância já diminui naturalmente e quando há artrose, ela se torna ainda mais escassa, gerando assim dores e prejudicando os movimentos.
O ácido hialurônico pode ser aplicado nos joelhos, ombros, quadril, mãos e tornozelos. Assim que ele entra em contato com a região, a lubrificação já começa a acontecer e o paciente nem precisa ficar internado e, em pouco tempo, já pode voltar à sua rotina normal. Depois da aplicação do medicamento, é importante preservar as articulações, com a visita preventiva ao ortopedista e ainda permanecer atento à quantidade de peso que a região suporta.