Já ouviu falar em Condromalacia de Patela?
A condromalacia é a fase inicial de uma lesão degenerativa
A patela tem uma superfície articular, que por um desequilíbrio muscular leva à hiperpressão, que a longo prazo determina o aparecimento de uma lesão na cartilagem, chamada condromalacia.
Segundo o ortopedista, Dr. Renato Bastos, a condromalacia é a fase inicial de uma lesão degenerativa, que depois de uns 20, 30 ou 40 anos de idade pode levar ao aparecimento de uma artropatia ou gonartrose. Surge principalmente nas mulheres e entre os 14 e 16 anos, até os 25, 26 anos de idade.
Principais sintomas
- Dor no joelho ao subir e descer escadas, correr ou levantar-se da cadeira, por exemplo;
- Dor em volta da rótula do joelho especialmente ao dobrar a perna;
- Ardência ou dor no joelho ao ficar com a perna dobrada por algum tempo;
- Sensação de crepitação (ter areia dentro do joelho) ou estalos no joelho;
- Joelho um pouco mais inchado.
Tratamento
Muitas vezes um reequilíbrio muscular, perda de peso ou a fisioterapia podem resolver o problema. “De maneira geral o tratamento começa com gelo, fisioterapia, exercícios físicos e realinhamento da patela. Nos casos em que o tratamento convencional não funciona, é indicada a viscossuplementação e, por fim, o tratamento cirúrgico”, afirma o ortopedista Dr. Renato Bastos.
Dr. Renato alerta que os exercícios devem ser feitos com cautela. Não se deve, por exemplo, exagerar da capacidade máxima de tração do joelho, porque pode piorar e evolução da Condromalacia.
Dicas para evitar a Condromalacia de Patela:
- Manter um peso saudável
- Compressas geladas
- Pernas mais esticadas
- Exercícios físicos
- Evitar escadas
- Escolher bem os sapatos