Instabilidade constante no ombro é caso para Artroscopia?
Atualmente o procedimento é a principal forma de tratamento cirúrgico para as luxações recidivantes do ombro, afirma Renato Bastos cirurgião ortopédico da Orto Center.
Artroscopia de ombro
Método moderno e menos invasivo do que uma cirurgia convencional, em que o paciente, além de ter uma marca de cicatrização menor, ainda consegue se recuperar mais rápido.
São muitas as possibilidades de reparos nas instabilidades do ombro - conhecidas popularmente pelo “ombro saiu do lugar” - que podem ser realizadas, através de uma Artroscopia.
Caso bem-sucedido
Com quadro de instabilidade do ombro, paciente, 31, anteriormente operada por outra equipe, sem sucesso, foi atendida no ambulatório da Orto Center. Após consulta, o doutor Renato Bastos decidiu realizar o procedimento.
“Devido às inúmeras recorrências de luxação do ombro, optei por uma nova intervenção cirúrgica na paciente por via artroscópica” justificou.
Artroscopia realizada em 15 de agosto com sucesso
Durante o procedimento, o cirurgião relata que encontrou uma cápsula superior, totalmente solta, a nível da cavidade glenóide (cavidade articular localizada em uma das extremidades da escápula e que articula com a cabeça do úmero permitindo a movimentação do ombro).
“O que contribuiu de maneira definitiva, para a manutenção da estabilidade do ombro” justifica o especialista em Artroscopia.
Em seguida, realizou a fixação de toda a cápsula, com âncoras, além de promover diminuição do volume da cápsula anterior.
“Vale comentar, que geralmente no decorrer das cirurgias encontramos uma anatomia diferente daquela original, tornando o procedimento muito mais delicado e mais trabalhoso do que aqueles casos, quando operados pela primeira vez” finaliza o especialista em cirurgia de ombro.
Processo de recuperação
“Fisioterapia com alongamentos e exercícios de fortalecimento e Hidroterapia (movimentos dentro da água) para aumentar a resistência das estruturas do ombro” indica Bastos.
ALERTA IMPORTANTE:
As atividades devem ser sempre orientadas por profissionais qualificados para que o fortalecimento não se transforme em uma nova lesão.
Participaram da Artroscopia: os médicos Renato Bastos (cirurgião ortopédico) e Cláudia Ramos (anestesiologista).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center