Fraturas na terceira idade
Além das fraturas serem mais recorrentes na terceira idade, elas também são mais preocupantes, pois a recuperação tende a ser mais lenta, muitas vezes necessitando inclusive de internação.
Nos idosos as fraturas também são comuns devido à osteoporose, predominante nessa faixa etária. A osteoporose é uma doença que ocorre quando há uma diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem frágeis e mais propensos às fraturas. É uma doença silenciosa, que muitas vezes só se tem ciência 10, 15 anos depois que ela já está nos ossos.
Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens a partir dos 50 anos de idade irão sofrer algum tipo de fratura óssea, decorrente da osteoporose. De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), até 2040 é esperado um aumento de 245% dos casos da doença e a melhor forma de combate é a prevenção.
Mulheres na pós-menopausa devem ficar atentas, pessoas com histórico de osteoporose na família e com desequilíbrio hormonal, devem se consultar com o médico periodicamente. Sedentários, fumantes, pessoas com alimentação pobre em cálcio, que não se expõem à luz solar e consomem muito álcool, devem rever seus hábitos.
É importante que pessoas nessas condições fiquem atentas à saúde de seus ossos, principalmente se houver fraturas na coluna, quadril, pulso, fêmur e amolecimento dos dentes.
Casa segura
Algumas mudanças, como a retirada de carpetes e tapetes, o uso de piso antiderrapante, mesas com quinas arredondadas e instalação de barras de segurança no banheiro podem diminuir em até 40% das fraturas. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), o banheiro é o local menos seguro.
Veja 10 dicas para deixar a casa mais segura:
- Barras de segurança no banheiro
- Retire os tapetes da casa
- Evite móveis na passagem
- Maçanetas tipo alavanca
- Molas aéreas ou dobradiças com molas nas portas
- Coloque pequenas rampas onde houver desníveis no chão
- Colchão, cama, vaso sanitário e bancadas na altura certa
- Boa iluminação
- Chão e proteção antiderrapante no box
- Corrimão na escada
Tratamento da osteoporose
Como a osteoporose é uma doença que não dói, 70% dos pacientes abandonam o tratamento tradicional, feito com comprimidos. A medicação infusional chegou para transformar de vez essa realidade, pois o Ácido Zoledrônico é aplicado na veia durante 15 a 20 minutos e seu efeito permanece no organismo por um ano. Ou seja, uma aplicação pode proteger o paciente pelo ano inteiro.
A orientação nutricional também é muito importante no tratamento da Osteoporose, uma alimentação saudável e focada na saúde dos ossos pode fazer toda a diferença, assim como a atividade física orientada e a vitamina D, fundamentais no tratamento.
Leia também:
Os benefícios do tratamento infusional para osteoporose
Desmistificando o tratamento infusional para osteoporose
Cerca de 10 milhões de brasileiros têm osteoporose e a maioria não sabe