Dor no ciático?
Conheça a principal queixa nos consultórios de ortopedia
Se você nunca teve, certamente conhece alguém que já teve inflamação no nervo ciático. Este é o meio nervo do corpo humano, tem sua origem no final da coluna e termina nos pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.
Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta para que ele possa orientar o tratamento adequado.
Sintomas do nervo ciático inflamado:
· Dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé.
· Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada.
· Fraqueza em uma perna ou nas duas.
· Dor que piora ao ficar muito tempo parado
· Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.
Muitas vezes estes sintomas estão associados a alterações na coluna, como hérnia de disco, espondilolistese ou mesmo artrose na coluna. Por esta razão, quando os primeiros sintomas surgem é muito importante consultar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta, para que sejam realizados testes no consultório e sejam realizados exames de raio X da coluna para avaliar se esta possui alguma alteração que esteja comprimindo o nervo, dando origem aos sintomas.
Quando a pessoa apresenta outros sintomas como sensação de fisgada, queimação, e sensação de pernas cansadas e pesadas, isto não tem relação com o nervo ciático, mas são características da síndrome dolorosa miofascial, que muitas vezes é confundida com alterações do nervo ciático.
Os tratamentos do nervo ciático inflamado existem e com variadas opções.
1- Remédios: Medicamentos mais tradicionais que combatem a dor, alguns inclusive a base de morfina. Uma forma mais natural é a utilização do complexo de vitamina B, esta melhora a saúde dos nervos do corpo.
2- Massagem: A massagem com creme hidratante ou óleos essenciais é uma das melhores opções de tratamento caseiro para nervo ciático inflamado porque serve para aliviar a dor e melhorar a movimentação, porque relaxam os músculos das costas, pernas e glúteos, diminuindo assim a compressão do nervo, mas preferencialmente devem ser realizadas por um massagista ou fisioterapeuta e não exclui a necessidade de tratamento na clínica.
3- Exercícios: O repouso piora a dor, assim como ficar muito tempo na mesma posição e por isso os exercícios leves são bem-vindos. Inicialmente são mais recomendados os alongamentos que podem ser feitos com a pessoa deitada de barriga para cima e abraçando as pernas, por exemplo. Quando a dor diminuir de intensidade, após a primeira semana de fisioterapia podem ser realizados exercícios de fortalecimento muscular, como: deitar de barriga para cima, fletir os joelho e apertar uma almofada entre as pernas e para trabalhar as costas e coluna, deitar de barriga para cima, fletir os joelhos e levantar o quadril e o bumbum da maca. Estes exercícios de Pilates Clínico são excelentes opções para curar a dor ciática porque fortalecem o abdômen e a coluna. Fortalecer o abdômen é um ótimo truque para proteger a coluna
4- Fisioterapia: Na maioria dos casos, o tratamento da inflamação ou compressão do nervo ciático envolve a realização de sessões de fisioterapia com aparelhos que reduzem a dor e inflamação e são realizados exercícios de fortalecimento e alongamentos, e técnicas manuais para mobilizar e estirar a perna afetada, melhorando a irrigação sanguíneo do próprio nervo ciático e normalizar o tônus dos músculos do glúteo e da perna.