Como prevenir Fraturas
  • 30/04/2018

Como prevenir Fraturas

O Comitê internacional que coordena o tratamento de fraturas osteoporóticas estima que milhões de vidas sejam salvas se as pessoas fizerem exames preventivos

A osteoporose atinge mais de 200 milhões de pessoas em todo mundo. Um recente estudo da Clinica Mayo (organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares), estima que em pouco mais de 10 anos, ocorreram 4,9 milhões hospitalizações por conta de fraturas osteoporóticas. 


O problema ainda maior é que, a taxa de óbitos em decorrência desta doença é alta, assim como, os gastos com medicamentos e eventuais cirurgias. A fim de evitar esse número alarmante a Fracture Liaison Services (FLS) descobriu uma maneira de diminuir consideravelmente o problema, a PREVENÇÃO!

               É comprovado que campanhas de conscientização são mais eficazes e baratas do que o tratamento de doenças, mas as novas pesquisas surpreenderam. Segundo a FLS a cada um UM euro investido nessa causa (prevenção), serão economizados outros SEIS euros em tratamentos. Ou seja, falando em Reais, a cada 4 reais investidos na prevenção, economizaremos mais de R$ 25,00 no futuro, sem considerar todos os transtornos causados em casos de fraturas.

               A osteoporose é uma doença esquelética caracterizada pelo comportamento da resistência óssea, deixando o paciente vulnerável e predisposto a fraturas. Segundo o Dr. Rodrigo Galdino, médico especializado da Orto Center, são inúmeras as maneiras de evitar que esse mal ocorra.

               “A prevenção pode ser feita de forma simples, através de controle alimentar e acesso ao sol, com a suplementação de medicamentos quando necessário, e principalmente atividades físicas desde a juventude”, orientou o Dr. Rodrigo.

               O objetivo principal é evitar a primeira fratura de um paciente, mas caso não seja possível, vamos fazer com que esse primeiro acidente seja o último! Para isso, é importante procurar um médico ortopedista – mulheres a partir dos 45 anos e homens a partir dos 55 anos.

Alguns fatores podem contribuir para a Osteoporose precoce, como uso prolongado de corticoides. Mas normalmente, para adultos saudáveis, recomendamos a procura do especialista, assim ele poderá avalia-lo e solicitar importantes exames como a Densitometria Óssea.