Como identificar uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
Muitas pessoas convivem anos e anos com a lesão por esforço repetitivo e não se dão conta
Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é a inflamação do tendão causada pela repetição de determinados movimentos contínuos como escrever, tocar algum instrumento, dirigir, digitar etc. Essa lesão é conhecida popularmente como tendinite e também pode ser entendida como uma doença ocupacional, quando a capacidade física do corpo humano e os requisitos físicos de tal atividade são incompatíveis.
Além dos movimentos repetitivos, fatores de risco como postura incorreta e levantamento de peso recorrente também podem causar a LER. Atualmente, o que mais tem levado às pessoas ao ortopedista por conta da tendinite é a digitação intensiva.
Muitas pessoas convivem anos e anos com a lesão por esforço repetitivo e não se dão conta. Trata-se de uma doença extremamente silenciosa e com sintomas escassos, pois ela se instala lentamente no organismo. Quando a tendinite começa a dar seus sinais, o paciente nota um desconforto, que, mais tarde, dá lugar a uma dor intensa na área afetada.
Como prevenir a LER
Felizmente, é completamente possível prevenir a inflamação adaptando o ambiente de trabalho ou o de lazer às particularidades e às características do corpo. Algumas medidas apropriadas e que devem ser tomadas no cotidiano são capazes de diminuir ou até extinguir a probabilidade de se adquirir a doença. São elas:
- Crie o hábito de se alongar, pelo menos 20 minutos por dia;
- Preste atenção na postura (ombros relaxados, costas apoiadas no encosto da cadeira e pulsos retos);
- Tente manter as plantas dos pés inteiramente apoiadas no chão;
- Quem trabalha ou tem o hábito de ficar muito tempo no computador, a cada 25 minutos de digitação, tire 5 minutos para descansar as mãos;
- A cada hora de digitação, o recomendado é sair um pouco da cadeira e se movimentar;
- Ao digitar, evite apoiar o pulso na mesa, pois pode causar uma compressão nos nervos;
- Respeite a distância máxima de 70 centímetros e a mínima de 50 centímetros entre você e o monitor;
- Procure utilizar cadeiras que possam ser ajustadas e que tenha encosto;
- Beba muita água ao longo do dia, pois a hidratação é de extrema importância.
Tratamento
Por haver diversas causas, o tipo de tratamento adequado para a LER precisa ser avaliado pelo médico, que vai receitar o medicamento adequado, assim como dosagem e a duração. É importante dizer que a automedicação não é recomendada, pois por se tratar de uma lesão relativamente séria o uso de algum analgésico pode aliviar a dor momentaneamente, mas não vai tratar a raiz do problema, fazendo com que o incômodo seja recorrente.
Leia também:
Tendinite - Sintomas, causas e tratamentos
Evite lesões: respeite o corpo nas atividades físicas