Cirurgia Endoscópica por Robô: Conheça as técnicas utilizadas no tratamento da coluna vertebral
Saiba com o doutor Renato Bastos a nova tendência
A cirurgia endoscópica assistida por robô permite que os médicos realizem muitos procedimentos complexos, incluindo aqueles realizados na coluna vertebral, com mais precisão, flexibilidade e controle do que as técnicas convencionais.
O procedimento foi apresentado no Congresso EUROSPINE 2024, onde participaram do treinamento os ortopedistas e traumatologistas, Alan Robert, Edward Robert Orr, Rafael Brehm e Renato Bastos, médicos da Orto Center, especialistas em cirurgia da coluna vertebral.
O robô, que custa em torno de sete a dez milhões de reais, identifica os pontos onde serão colocados os parafusos, de maneira precisa e segura, minimizando, assim, os riscos de danos a uma estrutura tão importante como a coluna vertebral.
Nova tendência nas Endoscopias de coluna vertebral
Não só na Europa como em outros países do mundo a técnica cirúrgica biportal é inovadora no tratamento da coluna vertebral. Trata-se de um avanço relativo à técnica uniportal em que os procedimentos não eram tão acessíveis.
“Quando realizamos as Endoscopias fazemos de uma maneira uniportal, ou seja, nós temos uma ótica e os instrumentais vão através dessa ótica. Já a técnica biportal, colocamos a visualização em um canal e os instrumentos entram lateralmente a ele, onde existe uma triangulação para chegarmos ao nosso ponto de trabalho”, define doutor Renato Bastos.
O médico acrescenta: “Com isso, temos uma visualização bem mais perfeita do segmento onde está sendo observado para o procedimento cirúrgico”.
Vale lembrar, que existe uma curva de aprendizagem e um treinamento intensivo para o acesso biportal, mas, segundo Bastos hoje o novo canal para os médicos já é uma tendência: “Além de uma nova oportunidade de escolha para o tratamento cirúrgico” finaliza.
Gostou do conteúdo? Os vídeos do treinamento da CIRURGIA ENDOSCÓPICA POR ROBÔ no Congresso EUROSPINE 2024 você pode assistir em nossas mídias sociais (YouTube, Instagram e Facebook).
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Orto Center