Cigarro e os problemas ósseos. Fumo, o vilão da vida
O cigarro é um grande fator de risco e está diretamente relacionado à perda de massa óssea, deixando o fumante mais propenso a ter osteoporose.
Todo mundo sabe como o fumo faz mal à saúde, inclusive quem tem o hábito. Hoje o fumante fuma consciente do mal que o seu hábito traz para sua saúde e para a saúde de quem inala sua fumaça. Isso acontece devido à grande quantidade de substâncias químicas em sua composição, que têm consequências muito ruins para a saúde.
Quando as substâncias do cigarro entram no organismo, elas automaticamente migram para a corrente sanguínea se espalhando por todos os órgãos, atingindo principalmente o coração, sistema nervoso central, pulmões, rins e ossos.
As doenças mais conhecidas causadas pelo cigarro são o câncer em diversos órgãos, doenças pulmonares, como bronquite e enfisema e doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e AVC. Mas pouco se fala do mal que o cigarro faz para os ossos.
O cigarro e a Osteoporose
O cigarro é um grande fator de risco e está diretamente relacionado à perda de massa óssea, deixando o fumante mais propenso a ter osteoporose. O cigarro aliado à certas doenças podem levar a graves complicações, podendo chegar até a amputação de membros.
Um dos primeiros sintomas da perda de massa óssea, além do aparecimento de dores, é o amolecimento dos dentes. Muitas pessoas não sabem, mas a saúde bucal pode ser um espelho de como está a saúde dos nossos ossos.
O fumo, assim como o café, sedentarismo, falta de exposição ao Sol, diminuição da ingestão de leite e seus derivados, contribuem bastante com o aparecimento da Osteoporose, que é uma doença silenciosa e que muitas vezes demora mais de uma ou duas décadas para apresentar os primeiros sintomas, podendo acontecer com uma fratura no fêmur ou coluna vertebral.
Leia também:
Tratamento infusional transforma a vida de quem tem Osteoporose
Osteoporose e problemas renais como tratar?
Osteoporose: Saiba como evitar esse mal