Câncer nos ossos: causas, sintomas e tratamentos
  • 04/02/2019

Câncer nos ossos: causas, sintomas e tratamentos

Os tumores ósseos podem ser perigosos e requerem tratamento. Alguns são benignos, mas mesmo estes podem crescer e comprometer a estrutura do osso

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer acontece todo ano em 4 de fevereiro. É uma campanha de utilidade pública, que tem o objetivo de conscientizar e educar sobre a doença, além de incentivar governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Os tumores ósseos podem ser perigosos e requerem tratamento. Alguns são benignos, o que significa que não são cancerígenos, mas mesmo os benignos podem crescer e comprometer a estrutura do osso. Já os tumores malignos, cancerígenos, podem se espalhar pelo corpo.

O tumor ósseo maligno pode atingir qualquer osso do corpo, principalmente os mais longos dos braços, coxas, coluna e bacia. Ele pode ser primário, quando se desenvolve diretamente no osso. Ou secundário, quando se origina em qualquer outro órgão e se espalha para os ossos.

Causas

Acredita-se que o câncer começa com um erro no DNA das células. Quando as células se dividem de forma anormal e incontrolável podem criar uma massa ou nódulo de tecido. Esse nódulo ou massa é o tumor e, quando ele cresce, afeta o tecido saudável e a rigidez do osso.

Fatores de risco

  • Síndromes genéticas;
  • Doença óssea pré-existente;
  • Ter se exposto a altos níveis de irradiação;
  • Pessoas com cânceres de rim, mama, próstata, pulmão, trato gastrointestinal e nas glândulas da tireoide estão mais propensas a ter tumor ósseo secundário.

Sintomas

  • Dor nos ossos
  • Inchaço e sensibilidade perto da área afetada
  • Ossos quebradiços
  • Fadiga
  • Perda de peso não intencional
  • Febre

Diagnóstico

Para o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de imagens. Geralmente o primeiro exame pedido é o raios-x, mas também podem ser solicitados a tomografia computadorizada, ressonância magnética e densitometria óssea. Ainda pode ser pedida uma biópsia, uma pequena amostra do tecido.

Por mais assustador que seja o diagnóstico de câncer, é preciso se informar o máximo possível com seu médico. Quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura. Por isso, visite seu médico regularmente e não deixe de fazer os exames periódicos.

Tratamento

O tratamento do câncer nos ossos pode ser cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação deles. Mas vai depender de diversos fatores, como o tipo de câncer, o estágio, a saúde do paciente, etc. 

Leia também:

Sarcopenia: o que é, causas, sintomas e tratamento

Dieta rica em proteínas ajuda na prevenção da sarcopenia

Os benefícios da musculação funcional terapêutica