Até 2040 osteoporose deve aumentar mais de 200%
Cerca de 15 milhões de brasileiros têm osteoporose e a maioria não sabe
Silenciosa, a osteoporose afeta cerca de 15 milhões de brasileiros e geralmente é descoberta depois de anos que já está nos ossos. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), mostra em seus estudos que 85% dos homens e 70% das mulheres com Osteoporose só descobrem a doença quando sofrem alguma fratura.
1 em cada 3 mulheres irá sofrer uma fratura osteoporótica
Em mulheres com idade acima dos 45 anos a osteoporose é responsável por maior tempo de internação hospitalar em comparação à diabetes, ataque no coração e câncer de mama.
1 em cada 5 homens irá sofrer uma fratura osteoporótica
Nos homens com mais de 50 anos o risco de uma fratura por fragilidade é maior do que o risco de desenvolvimento de câncer de próstata.
Osteoporose em jovens
A palavra osteoporose é usada para mulheres após a menopausa e homens acima dos 50 anos que apresentem a doença. Fora desse grupo é usada a expressão: massa óssea adequada ou não adequada para a idade.
Não é comum a osteoporose em jovens, mas quando acontece pode ser por motivos secundários, como outras doenças que podem ocasionar a perda de massa óssea e a fragilidade dos ossos. É preciso investigar a fundo, para descobrir qual patologia ou medicamento pode estar afetando a saúde dos ossos do jovem.
A Orto Center é atualmente o único centro de excelência, certificado pelo IOF (Fundação Internacional de Osteoporose), a oferecer um serviço de prevenção de refraturas por fragilidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Até 2040 é esperado um aumento de 245% dos casos da doença e a melhor forma de combate é a prevenção.