As vantagens da Hidroterapia
Indicada principalmente para pessoas com condições limitantes, a Hidroterapia tem diversos benefícios
Indicada principalmente para pessoas com condições limitantes, quando não é possível realizar exercício em solo, a Hidroterapia tem diversos benefícios que abrangem condições ortopédicas, reumatológicas, neurológicas e/ou respiratórias.
As vantagens da Hidroterapia
Como na água sentimos menos impacto do peso corporal, existe mais liberdade para que grandes grupos musculares sejam trabalhados com amplitudes e direções diferentes das convencionais. Veja outras vantagens da hidroterapia:
- Alívio da dor
- Relaxamento muscular
- Aumenta o suprimento de sangue para os músculos
- Diminui o impacto das articulações causadas pela gravidade
- Reduz a pressão sanguínea
- Melhora o retorno venoso
- Melhora a circulação periférica e linfática
- Melhora a capacidade respiratória, entre outros.
A diferença entre a hidroterapia e a hidroginástica
Uma das perguntas mais comuns é sobre a diferença entre a hidroterapia e a hidroginástica. A primeira grande diferença é que a hidroginástica deve ser orientada por um professor de educação física. Já a hidroterapia, por um fisioterapeuta. A primeira é indicada para a prevenção, enquanto a segunda é recomendada para recuperação e reabilitação.
O perfil do paciente também muda de uma atividade para outra. A hidroterapia pode ser realizada desde os quatro meses de idade, desde que o pediatra libere o pequeno paciente para a atividade. Já a hidroginástica é recomendada a partir dos 14 anos.
A hidroterapia é indicada para quem?
Pessoas que sofrem com hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites, AVC, paralisia cerebral, além de lesões traumáticas como entorses, fraturas e luxações são orientadas a realizar seus tratamentos com a hidroterapia. Esta forma de terapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolvam problemas traumato-ortopédicos, neurológicos, reumáticos, esportivos, estéticos etc.
Gestantes, pessoas com mal de Parkinson, fibromialgia e/ou atrofias musculares, com falta de equilíbrio, além de lesões em ombro, cotovelo, coluna, quadril, joelho, tornozelo e pé também podem receber esse tipo de tratamento.
Entretanto, se o paciente possuir cateteres e/ou sondas, feridas abertas ou não cicatrizadas, micoses e outros tipos de infecções, aconselha-se não realizar a hidroterapia, por questões de saúde pública.