
Alimentos vilões que roubam o cálcio do organismo
Aquele cafezinho depois do almoço é um verdadeiro inimigo da saúde
Os ossos sofrem diretamente as consequências dos alimentos que entram em nosso corpo, por isso é tão importante mantermos sempre o equilíbrio na hora de se alimentar. De acordo com a nutricionista da Orto Center, Flavia Ribeiro, manter esse equilíbrio é o segredo para uma vida saudável.
Existem alguns alimentos vilões, alguns até parecem saudáveis, mas, em excesso, são capazes de roubar o cálcio que ingerimos, interferindo na absorção e comprometendo a saúde.
Sal
O sódio encontrado no sal aumenta a excreção do cálcio pela urina. Segundo a nutricionista, o ideal é ingerir apenas 5g de sal por dia.
Cafeína
Aquele cafezinho depois do almoço é um verdadeiro inimigo da saúde, pois ele rouba todo cálcio ingerido. A cafeína tem efeito diurético, por tanto nenhuma bebida que possua essa substância, como o café, mate ou chá preto deve ser consumida junto ou logo após as refeições. Flavia adverte que o café com leite é uma combinação que deve ter mais leite do que café sempre, para que a cafeína não anule o cálcio do leite. O ideal é que o café seja apenas “pingado” no leite.
Refrigerantes
Além do sódio, o refrigerante possui também o fósforo, outra substância vilã do cálcio, pois ele é responsável pela liberação de um hormônio que regula o cálcio nas células e ossos, o Paratormônio.
Gorduras saturadas
As gorduras saturadas, presentes na manteiga e carnes gordurosas, por exemplo, aumentam a excreção do cálcio pelas fezes.
Excesso de proteínas
As proteínas em excesso aumentam a excreção do cálcio pela urina. De acordo com a nutricionista, o ideal é ingerir entre 0,8g e 1g por quilo de seu peso, por dia.
Chocolate
O tão amado chocolate infelizmente é rico em oxálico e cafeína, duas substâncias inimigas do cálcio. Uma aumenta a eliminação do cálcio pelas fezes, a outra pela urina.
Alimentos ricos em oxálico e fitato
Alimentos como nozes, feijão, espinafre, gérmen de trigo, tomate e muito outros possuem oxálico e fitato, substâncias que aumentam a eliminação do cálcio pelas fezes.
Atenção! Quando alimentos ricos em cálcio e ferro são consumidos juntos, um prejudica a absorção do outro.
Alguns desses alimentos são considerados saudáveis e realmente são, mas nada é 100% bom, quando se trata de excessos. Por isso o equilíbrio nutricional é fundamental para a saúde.
Fique sempre atento à tabela nutricional dos alimentos e veja a quantidade ideal de cálcio que deve ser ingerida por dia:
Crianças:
- 1 a 3 anos de idade – 500mg
- 4 a 8 anos de idade – 800mg
- 9 a 18 anos de idade – 1.300mg
Adultos:
- 19 a 50 anos de idade – 1.000mg
- Mais de 50 anos de idade – 1.200mg
- Mulheres na menopausa – 1.500mg
Leia também:
Alimentação para fortalecer a imunidade
A importância da boa alimentação para os ossos
A nutrição contra a osteoporose: o que comer e o que evitar?