A obesidade e os problemas ortopédicos
Dificuldade de andar é o principal problema ortopédico para quem é obeso
O Ministério da Saúde divulgou no último ano que a obesidade já atinge quase 20% dos brasileiros e o sobrepeso mais da metade da população. Além de oferecer um grande risco à saúde, porque provoca diversos tipos de doenças, como por exemplo diabetes, doenças do coração, pressão alta e câncer, a obesidade também é o ponto inicial para graves problemas ortopédicos.
Uma das queixas mais comuns da pessoa com obesidade é a dificuldade em andar. Veja abaixo as doenças ortopédicas mais comuns relacionadas à obesidade, que podem afetar os quadris, joelhos, tornozelos e coluna:
- Lombalgias
- Tendinites
- Artrites
- Esporão de calcâneo
- Fascite plantar
- Artroses
- Dores vertebrais
- Hérnias de discos.
Na infância é preciso ter ainda mais atenção, pois a obesidade pode acarretar à criança deformidades e desvios angulares, que na fase adulta pode gerar fortes dores. É preciso ter muito cuidado com alimentação da criança, lembrando que na infância isso é responsabilidade dos pais.
A perda de peso é essencial, por isso além de uma alimentação equilibrada, o exercício físico é fundamental para a saúde. O ortopedista Dr. Renato Bastos afirma que fazer exercício físico diariamente deve estar em primeiro plano sempre: “Não devemos nos exercitar no tempo que nos sobra no dia, porque quase sempre não sobra tempo nenhum. A atividade física deve estar em primeiro lugar na rotina diária e só depois as outras obrigações”.
Além da equipe de ortopedistas e fisioterapeutas, a Orto Center conta também com nutricionista que orienta os tratamentos para perda de peso.