A nutrição contra a osteoporose: o que comer e o que evitar?
A alimentação é fator fundamental para prevenir a doença e no tratamento de quem já tem. Os alimentos ricos em cálcio e vitamina D são os principais aliados na luta contra a osteoporose
Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens a partir dos 50 anos de idade irão sofrer algum tipo de fratura óssea, decorrente da osteoporose, segundo Fundação Internacional de Osteoporose.
A osteoporose é uma doença que ocorre quando há uma diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem frágeis e mais propensos às fraturas. É mais comum entre as mulheres, na pós-menopausa, mas também pode ser causada por herança genética, falta de vitamina D, uso de tabaco e álcool, vida sedentária e dieta inadequada.
A alimentação é fator fundamental para prevenir a doença e no tratamento de quem já tem. Segundo a nutricionista Flávia Ribeiro, os alimentos ricos em cálcio e vitamina D são os principais aliados na luta contra osteoporose, folhas verde escuras, frutas, castanhas, nozes, leites e derivados, peixes, leguminosas e cereais não podem faltar na dieta contra a doença.
A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino, que é a substância mais importante para a formação dos ossos, por isso Flavia faz um alerta: “Não basta comer os alimentos ricos em vitamina D, é preciso ter exposição ao Sol pelo menos de 20 a 30 minutos por dia, para estimular a produção da vitamina no organismo”.
O que evitar
Alguns alimentos interferem na absorção do cálcio, de acordo com a nutricionista eles são os “vilões que roubam o cálcio”:
- Sal e excesso de proteínas aumentam a excreção do cálcio pela urina;
- Gorduras saturadas aumentam a excreção do cálcio pelas fezes;
- Café e chá preto após as refeições ajudam a diminuir a absorção do cálcio;
- Quando alimentos ricos em cálcio e fontes de ferro são consumidos juntos, um prejudica a absorção do outro;
- Bebida alcoólica.
A Osteoporose é uma doença silenciosa, que afeta cerca de 15 milhões de brasileiros e geralmente é descoberta depois de anos que já está nos ossos. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), mostra em seus estudos que 85% dos homens e 70% das mulheres com Osteoporose só descobrem a doença quando sofrem alguma fratura, por isso a prevenção se torna cada vez mais importante.
Leia também:
Tratamento infusional transforma a vida de quem tem Osteoporose
Dicas de nutrição para antes e depois do treino
Osteoporose e problemas renais como tratar?