Terapia por ondas de choque
Essa é uma excelente alternativa para pacientes que possuem dor crônica
A terapia por ondas de choque (TOC) é um tratamento não invasivo efetuado exclusivamente por um médico, atuando principalmente em problemas articulares ou musculares. Apesar do nome, o método não trata-se especificamente de um choque, e sim de uma sequência de pulsos mecânicos aplicados na lesão.
A energia desses pulsos é capaz de fazer com que o corpo libere substâncias anti-inflamatórias e melhore a circulação sanguínea no local lesionado. E, por isso, é tão eficiente no tratamento de lesões esportivas, por exemplo, pois ainda acelera o processo de recuperação e alivia as dores.
Geralmente o número de sessões varia entre 3 e 5, podendo durar de 15 a 20 minutos e possuindo um intervalo entre elas de pelo menos 1 semana. A maioria dos processos de aplicação são indolores, no entanto, como a energia é toda direcionada para um ponto específico, é possível que o paciente sinta um pequeno e breve desconforto.
Apesar de benéfica, a terapia por ondas de choque possui algumas contraindicações. O tratamento não deve ser feito em caso de gravidez ou câncer, por exemplo, tendo em vista que a pressão imposta pelo aparelho de choque pode, respectivamente, prejudicar o feto e estimular o crescimento da doença. Além disso, a aplicação de pulsos mecânicos deve ser evitada em regiões como pulmão, olhos ou cérebro.